Review | Vasilis

Vasilis é um jogo narrativo publicado pela Sometimes You. O game aborda a história de Vasilis, uma idosa que vive em uma cidade caótica. Após uma série de eventos estranhos, a senhora parte em uma busca por seu marido que estava morto a longos anos mas que misteriosamente voltou à vida.

O que torna a trama complexa é a sua interligação com eventos que aconteceram de verdade. A obra é baseada na Revolução Ucraniana de 2014, um dos momentos mais instáveis da história do país. Para adicionar impacto na narrativa, o estúdio trouxe muitos elementos da vida real e mesclou os mesmos com elementos sobrenaturais, entregando uma narrativa que envolve, educa e transforma.

Se tratando da jogabilidade, o estúdio focou na simplicidade. As ações são limitadas a interação com itens e outros personagens, tudo em prol de dar um foco maior na narrativa e nos elementos que a compõem. Não seria interessante pros desenvolvedores que o jogador desviasse sua atenção para mecânicas de jogabilidade complexa e acabasse não prestando atenção em cada diálogo e mensagem que o projeto quer passar.

A progressão da história está totalmente ligada a obtenção de itens e a entrega dos mesmos a personagens espalhados pelo mapa. Após um tempo, esse processo acaba se tornando algo tedioso, mas, graças a curta duração da obra, não é algo muito alarmante. Um defeito no entanto é que claramente o idioma do criador não é o inglês nativo, resultando em alguns erros de tradução e construção de frases. Como se trata de um jogo focado na narrativa, este defeito acaba causando um grande impacto negativo no todo.

Conclusão

Abordando um período de extrema importância para a Ucrânia, Vasilis comove ao abordar uma história sentimental que impacta e educa ao mesmo tempo. O que importa para nós em nossos piores momentos?

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...