Review | Diablo IV

Diablo é o jogo que definiu o gênero de RPG de Ação. Desde o seu lançamento original em 1996, ele proporcionou uma experiência imersiva, macabra e repleta de ação, estabelecendo o legado duradouro da franquia por mais de duas décadas, conquistando o respeito dos jogadores.

Agora, a franquia chega ao seu quarto título da saga principal para mostrar que ainda é digna de representar o gênero, mas também levá-lo adiante trazendo coisas novas sem perder a sua essência.

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A vez de Lilith

Desta vez, a vilã principal do jogo é Lilith, filha de Mephisto (sem piadinhas de Marvel!), que já apareceu em jogos anteriores da franquia, no entanto sem o mesmo espaço na trama do novo game.

Lilith volverá a estar presente en Diablo IV, y lucirá mejor que nunca
Lilith em Diablo II

Imponente, aterradora, mas também com sua beleza, Lilith dá o note à trama que leva nossos personagens a explorar o vasto mapa do game, percorrer diversas dungeons e enfrentar as mais tenebrosas criaturas. Basicamente a mistura perfeita que faz um game de Diablo ser tão adorado.

Contudo, o game tem as suas novidades que vão desde habilidades novas, uma mecânica de esquiva muito satisfatória e com um limite pra manter o jogo desafiador.

Diablo IV Interactive Map | Map Genie

Mundo Mundo Vasto Mundo se eu me chamasse Baal

Dizer que este é o maior e mais ambicioso título da franquia Diablo até aqui não é nenhuma novidade tampouco exagero. O game conta com um mundo aberto imenso e desafiador de ser explorado. Ao longo da campanha conseguimos um cavalo para tornar o transporte mais ágil, mas não menos assustador.

Para longas distâncias é possível usar o sistema de fast travel, no entanto andar pelo mundo derrotando hordas de criaturas grotescas é tão gostoso que confesso que por muitas vezes preferi percorrer o caminho inteiro em vez de usar a facilidade da viagem rápida.

Mas não é só de extensão que se faz um bom mapa de mundo aberto e Diablo não decepciona nos outros quesitos. Todo o mapa está repleto de dungeons a se explorar, side quests, eventos e outros segredos. Apesar de toda a urgência que a trama passa, não é difícil tirar um bom tempo pra se perder pelo mundo e desbravar.

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O cara mais underground que eu conheço é o Diablo

Indo em uma direção um pouco diferente do que fora apresentado no título anterior, Diablo III (que gosto bastante), o quarto game retoma o clima mais sombrio e menos colorido dos dois primeiros games. É notório o cuidado da Blizzard ao desenvolver os cenários inserindo diversos detalhes que criam toda a atmosfera em cada parte do mapa.

E seguindo essa linha o combate retorna muito mais desafiador que seu título anterior também. Os chefões requerem um aprendizado para cada um e estratégias diferentes que podem variar de acordo com sua classe. Isso tudo sem deixar o jogo muito travado ou mecânico. Ou seja, existe uma forma de derrotar um boss com mais elegância, mas nada te impede de ter êxito fazendo loucuras e isso representa um jogo bem construído e que te dá liberdade.

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O Diablo está nos detalhes

Um detalhe que já não é novidade da franquia mas que sempre me encantou e aqui se faz presente de uma maneira muito mais forte, é justamente o cuidado com os detalhes. Como mencionamos acima, os cenários estão extremamente bem feitos e tornam o mundo muito crível.

Mas outra parte digna de nota neste quesito são os personagens e o nível de detalhes que eles carregam, ainda que o vejamos em um tamanho reduzido na gameplay. Cada item equipado faz diferença em seu aspecto e este tipo de cuidado, infelizmente, ainda não é tão comum em RPGs de Ação top down.

Diablo IV vai além e trabalha cada micro detalhe com requinte, dando um realismo ao mundo e tornando este ainda mais imersivo.

Conclusão

Diablo IV é tudo que um fã da franquia ou do gênero esperaria de um título como esse. O game vai reconquistar muito aqueles que não se conectaram tanto a Diablo III e também aqueles que já gostaram do título anterior.

A possibilidade de jogar o game em conjunto com amigos, que transforma toda a experiência, além do fator replay que garante sua relevância ao longo dos anos, à medida que os jogadores refazem a campanha com diferentes classes e builds, fazem deste jogo um marco no mundo dos games e um sério candidato a Game of The Year.

Diablo IV está disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox Series e PC.

Esta review foi realizada com uma cópia do game para Xbox cedida pela assessoria da Activision Blizzard.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.