Review | Streets of Rogue
O gênero rogue-lite, antes renegado pela maior parte do público, tem crescido bastante, recebendo uma quantidade absurda de novos títulos em um curto período de tempo. A mais nova “criança” do bairro é Streets of Rogue, um rogue-lite com elementos de RPG publicado pela tinyBuild.
No mundo de Rogue, um prefeito ditador tomou posse de todo o álcool da cidade, declarando um estado de emergência na cidade. Prontamente assumimos o papel de um membro da Resistência. O game conta com 5 áreas, divididas em: Favelas, Indústria, Parque, Downtown e Uptown, local de residência do prefeito maligno. As áreas são interligadas e apresentam um visual pixelizado lembrando games como The Escapists e Devious Dungeon.
Diferente de, bom, praticamente todos os jogos do gênero, Streets of Rogue apresenta um sistema robusto de “classes”, que aqui são divididas em profissões. Ao todo são 24 profissões que apresentam as próprias habilidades e missões, aumentando consideravelmente a longevidade do jogo. Você quer ajudar a resistência cumprindo o papel de um soldado? É possível. Quer ser um ladrão com a habilidade de se camuflar? Também é possível. Esse agradável sistema também traz um senso de liberdade ao game, possibilitando um amplo leque de alternativas para os jogadores.
Cada estágio é completamente aleatório, demandando um pouco de estratégia e exploração por parte de quem joga. Ao longo da jornada é possível modificar a aparência dos personagens, além disso, toda vez que o personagem muda de nível dá pra escolher boosts passivos que ajudam e muito na jogatina. Pra tornar tudo um pacote completo, o jogo conta com suporte para até mais três jogadores através do co-op online.
Conclusão
Streets of Rogue traz inovações incríveis para um gênero superpopulado, mostrando que ambição aliada a qualidade sempre compensa. Os fãs do gênero irão se deliciar com o oceano de possibilidades existentes no jogo.