Review | Salt and Sanctuary

Salt and Sanctuary é um jogo de RPG em 2D desenvolvido pelo Ska Studios. O game pode ser descrito como uma carta de amor para Dark Souls e Castlevania: Symphony of Night. Ao usar diversos elementos desses dois jogos, o resultado não poderia ser diferente: Salt and Sanctuary é um jogo fantástico. O jogo foi lançado no dia 15 de Março para Playstation 4, Playstation Vita, Windows e Linux.

O Enredo

Assim como Dark Souls, o jogo apresenta uma lore minimalista e subjetiva. Para aprender mais sobre a história do mundo e sobre as pessoas que o povoam, será preciso ler a descrição de itens, conversar com os personagens e fazer conexões mentais para ligar ponto a ponto.

Para não dar maiores spoilers, nosso personagem sofre um naufrágio e vai parar em uma ilha desconhecida povoada por monstros poderosos. Nosso objetivo principal é resgatar a Princesa e sair da ilha. Até aí parece tudo muito simples, lembrando até a franquia Mario.

No entanto, a história é muito mais do que isso e existem muitos detalhes que surpreendem. Recomendo se dedicar um pouco ao lore do jogo, lendo a descrição dos itens e prestando muita atenção nos diálogos dos personagens, vale muito a pena! Vale mencionar que o jogo possui dois finais distintos, onde um só pode ser ativado ao falar com o Espantalho em determinadas áreas.

Quem sou Eu?

Característica central de todo RPG, Salt and Sanctuary permite criar um personagem e escolher a sua classe. A escolha inicial tem um grande impacto na forma que o jogador decide prosseguir no jogo. É possível escolher entre: Cavaleiro, Caçador, Clérigo, Mago, Paladino, Ladrão, Chef e Mendigo.

A diversidade de opções impressiona e o melhor de tudo é que o jogo funciona para todos os tipos de audiência. Com um pouco de prática, é possível completar o game tendo como foco magias, ou flechas ou combate físico.

Similar a série Souls, o combate é brutal e a utilização de uma tática se faz necessária. Sair “descendo a ripa” pode até funcionar em alguns trechos, mas os chefões do jogo não perdoarão um ataque mal planejado. Cada chefe possui determinada fraqueza elemental e a exploração dessas fraquezas determinarão o sucesso ou a aniquilação no jogo.

Open Bar de Habilidades

A árvore de habilidades de Salt and Sanctuary é imensa, servindo para diversificar a jogabilidade e melhorar os status do personagem. Mais uma vez usando Dark Souls como base, é possível aumentar o limite máximo de peso, a força de ataque, o vigor e o foco (stamina) do personagem. O personagem usa Sal (Salt) para subir de nível. O recurso é ganho ao matar inimigos ou coletar mochilas de Sal.

Através da árvore também garantimos proficiência nos equipamentos, viabilizando o uso dos mesmos. As armas e armaduras do jogo possuem tipos e graus, exemplo: Armadura Leve de Grau 3. Para equipar a armadura, torna-se necessário garantir a proficiência na árvore de skills. O sistema funciona bem e é extremamente intuitivo.

O vasto número de opções pode ser assustador no começo, mas a medida que o jogador progride no jogo, fica cada vez mais claro o caminho a seguir no que diz respeito a habilidades. Uma dica para os iniciantes: boa parte dos inimigos sofrem mais dano dos elementos Arcano e Fogo.

O Mundo de Salt and Sanctuary

Os ambientes de Salt and Sanctuary são predominantemente feitos a mão. Por conta do contexto do jogo, a maioria dos ambientes são sombrios e povoados por criaturas nefastas. Apesar da limitação financeira do estúdio, os cenários são bem feitos e apresentam uma boa variedade. É possível visitar florestas, castelos, calabouços e até mesmo um lago!

Durante a jornada na ilha misteriosa, é possível encontrar Credos espalhados pelo mapa. Funcionando de forma similar a Dark Souls, se aliar a determinado Credo garante vantagens específicas para o personagem. Ao todo são 7 Credos e é possível aumentar o nível de devoção do mesmo, chegando até ao nível máximo: 7. É recomendável aumentar o nível do credo, afinal, as vantagens valem muito a pena. É possível ganhar incrementos de elemento permanentes ou aumentar a quantidade de poções.

Vale mencionar que o jogo permite trocar de credo a qualquer momento, porém, o jogador se torna um Pecador. Existe um NPC no game que expurga todos os pecados cometidos por 10 mil de Sal.

Apesar de se estruturar como um 2D, a jogabilidade flui bem e a movimentação é mais livre do que pensava. Perto de finalizar o jogo pela primeira vez, o personagem adquire uma Marca especial que permite lançar uma “dash” no ar, tornando possível acessar áreas que até então eram impossíveis de se alcançar. No geral, os mapas são bem acessíveis e apresentam a extensão correta, se afastando do marasmo que um mapa muito grande poderia vir a causar.

Forjando a Destruição

Outro recurso extremamente interessante presente em Salt and Sanctuary é a capacidade de melhorar as armas. Ao oferecer um Totem do Alquimista em um Santuário, é possível reforjar os equipamentos favoritos, tornando-os mais poderosos e adicionando elementos às armas. Vale mencionar que o Alquimista vai pedir itens específicos para reforjar a arma, então é recomendável explorar bem cada mapa.

Além da possibilidade de reforjar os equipamentos, existe o recurso de aprimorar equipamentos através do Ferreiro. Cada peça de armadura, arma ou escudo pode ser aprimorada até o nível 7. O Ferreiro irá pedir por itens específicos e uma quantia de Sal. Para habilitar o Ferreiro, basta oferecer um Totem do Ferreiro no Santuário.

Conclusão

Salt and Sanctuary pode até ser uma carta de amor para a franquia Souls e para Castlevania: Symphony of the Night, porém, o jogo foi tão bem produzido que acabou conquistando sua própria alma e criando uma base de fãs incrível. Com horas de diversão, uma customização robusta e combates épicos contra chefes, Salt and Sanctuary é um dos melhores indies já produzidos na história. O jogo pode ser adquirido na Playstation Store (R$55,50) ou na Steam (R$33,99). O game apresenta legendas em PT-BR.

Essa review foi feita com uma cópia do game para Playstation 4 cedida pelo fundador do Ska Studios.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

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