Review | Everspace

Everspace é um jogo de exploração espacial desenvolvido pelo estúdio Rockfish Games. O jogo foi lançado no Playstation 4 no dia 29 de Maio.

O Enredo

A história é centrada em um piloto de uma nave que parte em uma jornada para descobrir a si mesmo. O protagonista perde todas as memórias, partindo em uma missão para explorar o espaço e encontrar alienígenas que irão auxiliar ou dificultar o processo de recuperação das memórias.

Um elemento interessante de Everspace é a possibilidade de escolher a perspectiva desejada. É possível optar por uma visão em primeira pessoa, dentro do cockpit da nave, ou uma visão em terceira pessoa. Cada perspectiva altera a dinâmica do combate, entregando uma experiência diferente para cada tipo de jogador. Vale mencionar que a visão em terceira pessoa torna o jogo mais divertido, porém, apresenta quedas de frames mais constantes.

Apesar dos problemas técnicos, o combate não decepciona e rende embates épicos no espaço. Os jogadores precisam desenvolver uma mira precisa com o intuito de despachar as naves inimigas. É preciso manter a mira constantemente em direção dos inimigos para que ela trave e os acertos sejam possíveis. Por falar em acertos, o jogador conta com diversas armas para trucidar quem se opõe a ele. É possível equipar a nave com armas laser, metralhadoras, armas de choque e por aí vai. Cada arma pode ser melhorada com materiais coletados, aumentando o dano ou diminuindo o período de recarga.

Explorando o Espaço

O mundo de Everspace é dividido em setores com diferentes zonas e opções de escolha. A possibilidade de escolher o caminho a ser seguido garante um ar mais pessoal ao jogo, permitindo que cada jogador forje sua própria trajetória. Cada zona é gerada de forma procedural, ou seja, dificilmente o jogador vai encontrar uma zona literalmente iguais as outras. Dentro das áreas, os jogadores encontrarão inimigos e NPCs com missões secundárias. Para continuar a história, é necessário encontrar combustível, possibilitando o “pulo” para a próxima zona. O combustível pode ser obtido através do combate contra outras naves ou ao explorar a zona em questão.

A exploração funciona bem graças aos controles responsivos do jogo. Tudo flui bem e apesar de um começo confuso, depois de uma ou duas horas no jogo, já é possível se tornar um expert na pilotagem de naves espaciais. Para os que gostam de desafios, podem esperar por obstáculos expressivos em Everspace. A medida que o jogador avance, os inimigos estarão mais letais e precisos, gerando algumas mortes pelo caminho.

Ao morrer, os jogadores poderão desbloquear novas habilidades e melhorias com os recursos encontrados na jornada anterior. O sistema de progressão é robusto, apresentando diversas opções de melhorias. Dá pra melhorar o casco da nave, os scanners ou até mesmo comprar uma nave nova. Cada melhoria apresenta mudanças drásticas, auxiliando e muito na sobrevivência do jogador.

Conclusão

Para quem ama combates no espaço, Everspace é uma pedida mais do que certa. Com visuais estonteantes, combates intensos e um sistema de progressão bem pensado, o jogo deve agradar a todos os adeptos do gênero. O empenho do estúdio Rockfish brilha ainda mais quando se lembra que o jogo é um indie feito com poucos recursos disponíveis!

Esta review foi feita com uma cópia do jogo para Playstation 4 cedida pelo representante da Rockfish Games.

Ruancarlo Silva

Apaixonado por Jogos, principalmente por Indies! Você me encontra lá no Twitter: @ruancarlo_silva

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *