Review | Dark Devotion

Dark Devotion é um RPG de ação em 2D desenvolvido pelo estúdio Hibernian Workshop. O game está disponível no PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch. Nós assumimos o papel de um Cavaleiro Templário incubido de desvendar os segredos de um templo misterioso. Por conta disso, o jogo possuí uma forte conotação religiosa que pode ser vista a todo momento em seu enredo, cenários e design dos monstros e personagens.

Em Nome do Pai

Apesar da comparação já estar um pouco batida, ela casa muito bem com Dark Devotion. O jogo possui inúmeras inspirações em Dark Souls e em Dead Cells. O estúdio foi muito feliz em absorver e adaptar mecânicas de forma sublime e que fizessem sentido dentro da proposta do jogo.

Com um nível de dificuldade interessante, a jogabilidade intuitiva permite que o jogador se adapte as situações de forma rápida, adicionando ainda mais diversão ao título. Todavia, não se engane, alguns chefes irão fazer você querer jogar o controle na parede. Os comandos são fáceis de serem absorvidos mas a dificuldade do combate reside na construção de combos efetivos e na utilização da esquiva em tempo hábil. A precisão é um componente necessário na superação dos desafios do game.

Tudo Novo, De Novo

Como menciono acima, Dark Devotion se inspira bastante em outro título fenomenal em seu gênero: Dead Cells. O jogo não conta com um sistema de classes, toda a jogabilidade é definida mediante as armas que encontramos durante nossas “runs”. Ao morrer, renascemos num hub chamado de Fithblood Shelter, local onde pegamos nosso armamento, aprendemos novas habilidades e obtemos novas missões. Tudo é perdido ao morrer menos os pontos de experiência.

Um recurso interessante do jogo é a Fé. Aqui, ela é usada para abrir portas, usar habilidades especiais ou ativar altares que recuperam life ou coisas do tipo. A única maneira de conquistar Fé é despachando os inimigos para o além, portanto, a utilização do recurso só deve ser feita mediante uma boa gestão do mesmo. Gastar Fé sem necessidade pode acarretar em vários problemas ou impedir o progresso em certas zonas.

Conclusão

Com uma jogabilidade divertida e precisa, gráficos pixelizados charmosos e mecânicas amadas por uma legião de fãs, Dark Devotion acerta em quase tudo, podendo facilmente ser considerado um dos melhores RPGs em 2D da geração. O jogo só deixa a desejar na apresentação de sua história, apostando numa abordagem mais subjetiva que infelizmente não funciona como deveria.

Esta análise foi feita com um código de review para Playstation 4 cedido pelo assessor do estúdio.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...