Review | Call of Duty: Modern Warfare II
Poucas franquias permeiam a história dos vídeo-games como Call of Duty. Tendo seu primeiro jogo lançado em 2003, a franquia durante muito tempo foi sucesso ao abordar a segunda guerra mundial com um shooter acima da média e cheio de inovação. Com o passar dos anos, a franquia se viu na missão de se renovar, explorar novos temas e a todo custo tentar evitar a repetição. Assim, surgiram títulos como os do seguimento Modern Warfare, que representam um outro auge para a franquia.
Agora, com quase 20 de história, Call of Duty segue em uma fase de celebração e resgate de seus pontos altos. Foi assim que ela retornou ao tema de segunda guerra mundial com o excelente Call of Duty: WWII e lançou o remake do primeiro Call of Duty: Modern Warfare. Assim, faz total sentido que a sequência direta deste último também ganhasse seus retoques e trouxesse a franquia para a nova geração de consoles.
Roger that
O remake de Call of Duty: Modern Warfare II traz o celebrado game pra modernidade com muitas novidades em seu gameplay e especialmente em seu modo online. O game reconta a história original com algumas mudanças, mas sem perder a essência do que fez este jogo amado pelos fãs da franquia.
Com qualidade cinematográfica, a história de Modern Warfare 2 é envolvente e vai manter o jogador engajado nos momentos de respiro entre as tensas missões que permeiam toda a campanha. Passando com embates furtivos, diretos e sequências recheadas de adrenalina, reviver de forma renovada toda a experiência que tive em 2009 foi um baita presente.
Colírio
Uma das coisas que mais impressionaram em Call of Duty: Modern Warfare II são os gráficos. O game realmente mostra que entrou na nova geração e que pretende explorar o seu potencial. Sejam nas cutscenes ou durante a gameplay, os personagens e ambientações realmente impressionam. É definitivamente um daqueles jogos que te fazem se dar conta de estar jogando algo no estado da arte.
Multiplayer
Apesar de toda a qualidade da narrativa e das missões da campanha, o que deve atrair muitos, se não a maioria, dos gamers é o modo multiplayer. Call of Duty chegou em um novo patamar com a chegada de Call of Duty Warzone e Modern Warfare II vem para aprimorar ainda mais essa experiência pavimentando o caminho para o Warzone 2.
Todas as novidades do game, sejam nos gráficos ou jogabilidade, convergem neste modo. O multiplayer de Call of Duty está em sua melhor fase e o game é corajoso pra tomar riscos em novos modos, incluindo o muito bem-vindo modo terceira pessoa (que falaremos à frente).
É seguro dizer que Modern Warfare II chega para elevar a experiência e pavimentar um futuro promissor para essa franquia de quase duas décadas.
Uma nova perspectiva
Mesmo com todas as inovações, acredito que a maior novidade fique por conta da nova perspectiva em terceira pessoa no modo online. Jogos em primeira pessoa, apesar de muito populares, não estão entre os estilos favoritos de muitos gamers. Com essa mudança, o game se torna ainda mais democrático e deve conseguir trazer uma nova gama de adeptos.
Diferente do que muitos esperavam, a nova modalidade não veio cheia de bugs e já de cara apresenta um gameplay sólido e extremamente divertido. Só é uma pena que este modo não esteja disponível também para o modo campanha principal.
Conclusão
Call of Duty: Modern Warfare II traz tudo que poderia se esperar de um novo game da franquia e mais um pouco. Fugindo da ideia de que os jogos se repetem, o game traz um clássico à modernidade conferindo ainda mais brilho enquanto se envereda por novos caminhos que podem levar a franquia a um novo status nos próximos jogos.
O modo terceira pessoa é uma quebra de paradigma que deveria ser melhor aproveitada, especialmente no modo campanha de modo a ampliar a sua base de adeptos. Contudo, a mensagem que o game traz é que a franquia segue viva mesmo beirando os 20 anos e que ainda tem fôlego para muitos outros anos.
Call of Duty: Modern Warfare II está disponível para Playstation (4 e 5), Xbox (One e Series) e PCs.
Esta review foi realizada com uma cópia do game para Xbox Series cedida pela assessoria da Activision.