Resenha | O Segredo de Emma Corrigan – Sophie Kinsella

O Segredo de Emma Corrigan é a confirmação do talento humorístico da autora Sophia Kinsella, conhecida pela série literária Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, adaptado para o cinema em 2009.

Kinsella tem um jeito peculiar de nunca fugir da sua zona de conforto e, ainda assim, nos entregar histórias completas e incríveis. Muito se explica o cuidado em criar personagens bastante reais, buscando equilibrá-los em qualidades e defeitos.

Sophie Kinsella

Se a queridíssima Becky Bloom é uma viciada em compras, Emma Corrigan é viciada em segredos. Como a própria personagem ressalta, nenhum deles “de abalar a terra”. Para ela, são segredos normais, como todo mundo tem. Só não esperava que uma turbulência no avião a fizesse crer na morte e, temendo carregar todos os segredos consigo, os revela para o passageiro sentado ao lado. Futuramente, descobrirá ser seu chefe, Jack Harper.

Emma talvez conquiste, principalmente, jovens leitores que passam o ensino médio pressionados em escolher uma profissão para o resto da vida. Na casa dos vinte, ela tem a coragem de arriscar abandonar um emprego em determinada área e se envolver de cabeça em outro completamente diferente, fazendo isso algumas vezes. Tem certeza de que em breve encontrará sua vocação (embora insista em erros somente para não se tornar uma decepção para seus pais e amigos), mas o vaivém e as indecisões soam negativas para a família, ainda mais tendo sua prima Kerry como um exemplo de vida perfeita, explicando a insegurança e angústia de Emma.

Com um namorado incrível e um emprego estável na área de marketing na empresa Phanter Cola, Emma não poderia ficar mais entristecida por não conseguir fechar o acordo deixado em sua responsabilidade, tampouco ao descobrir que seu chefe, cujo rosto nunca tinha visto, era o cara sentado ao lado no momento que despejou todos os seus segredos, desde o tamanho de suas roupas ao fato de ter mentido no currículo.

Novamente, Kinsella entrega um romance bem-humorado, com questões reais que poderiam acontecer na vida de qualquer pessoa – se você for de guardar segredos sobre sua vizinha, suas colegas de apartamento ou sobre os corredores da empresa onde trabalha, mais provável ainda.

Se considerar as críticas e os tons mais sérios pincelados durante o percurso, perceberá que é um livro sobre autoconhecimento numa perspectiva de humor. Emma enfrentará diversos eventos desastrosos, que para os leitores é um prato cheio de comédia, e para a personagem, a forma de enxergar seus erros e acertos, ajudando a finalmente encontrar um rumo na vida.

Um dos pontos positivos na escrita da autora, além da criatividade e praticidade, é como ela não coloca o romance acima de tudo, como não o torna a própria personagem. Os relacionamentos fazem parte de Emma, mas não mascaram seu divertimento, coragem e empatia.

O Segredo de Emma Corrigan foi um grande sucesso e garantiu a promessa de sua versão cinematográfica. Ainda sem data de lançamento, podemos pelo menos esperar para ver Alexandra Daddario (Percy Jackson) dando vida a maravilhosa e desastrada Emma Corrigan.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.