Resenha | Daqui a Cinco Anos – Rebecca Serle

A vida de Dannie se baseia em números e fatos; a rotina se encaixa perfeitamente nas horas do dia. Conseguir o emprego dos sonhos, encontrar o homem ideal, casar, comprar a casa perfeita. Cada etapa da vida precisa passar por um planejamento calculado. Aos vinte e oito anos, tudo está correndo na direção certa, até que, durante um cochilo, Dannie se encontra cinco anos à frente, confrontando sonhos que não foram realizados conforme planejado.

Em Daqui a Cinco Anos, obra escrita pela americana Rebecca Serle, nossa protagonista precisa arquitetar novos planos para fugir do próprio destino.

Dannie tem certeza de que foi apenas um sonho, apesar de ter sentido como se fosse jogada em uma dimensão paralela, onde estava não com David, o futuro marido, mas um tal de Aaron, a pessoa com quem ela aparentemente divide a vida. Parece um sonho absurdo para contar a qualquer pessoa, ainda mais quando descobre que o homem do sonho é o novo namorado de Bella, sua melhor amiga.

A premissa da história conquista de primeira os leitores apaixonados pelo gênero, mas será a escrita de Serle a responsável por agradar a maioria. Objetiva, atraente e divertida, todo detalhe desnecessário é colocado de lado para que os personagens sejam explorados devidamente.

Escrito pelo ponto de vista de Dannie, sua personalidade minunciosa e analítica apresenta os personagens dessa forma. Contudo, Serle tem uma escrita afetiva, sensível sem ser melosa, capaz de equilibrar seriedade com dinamismo do primeiro ao último capítulo.

Na caminhada longe de erros, Dannie enfrentará obstáculos dolorosos, lidará com o fato de não ter em mãos, na mente ou nos planejamentos, a capacidade de contornar as consequências da vida. Daqui a Cinco Anos não é uma história sobre romance, mas, certamente, sobre o poder da amizade, da família que escolhemos caminhar lado a lado. Madura, afável e emotiva, a leitura rápida é um prato cheio.

Aqui no Brasil, sob o selo Paralela, a Companhia das Letras lançará a versão digital da obra no dia 29 de junho.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...