Gamepólitan 2018 | Evento terá laboratório de testes de Jogos de Tabuleiro em desenvolvimento

Criadores de Jogos de Salvador e região são selecionados para expor e testar seus jogos de carta e tabuleiro para os visitantes do Gamepólitan 2018 que acontece nos dias 28 e 29 de Julho na Unijorge Campus Paralela. A Sala Protópolis é a 315 no 3o Nível. O objetivo é fortalecer o cenário local de desenvolvimento de jogos de Carta e Tabuleiro com a troca de experiência entre os criadores de jogos e os visitantes.

Os criadores de jogos selecionados apresentam os seus projetos, jogam com os visitantes e recebem comentários para a realização de ajustes.

Cada criador é responsável por uma mesa para montagem dos seus jogos. Os Monitores apresentam a sala aos visitantes e determinam qual o jogo mais adequado com base na faixa etária, perfil e tempo disponível dos jogadores.

Uma vez em uma das mesas os visitantes recebem explicações sobre regras do jogo pelo próprio criador, podendo jogar uma partida completa ou demonstrativa.

Alguns jogos de tabuleiros podem ter duração mais longa. Neste caso as partidas demonstrativas são uma forma para que mais jogadores possam testar o jogo durante o evento.

Terminado o jogo, os visitantes podem avaliá-lo e apresentar suas opiniões, contribuindo assim para a melhoria dos jogos expostos.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no grupo do facebook.

Confira a programação:

28 de Julho (10:00 – 19:00)

Mesa 1: Aedis do Egito  / Hemo

Mesa 2: Edenville

Mesa 3: ErgoMania

Mesa 4: Lótus

Mesa 5: Robot Arena

Mesa 6: Terráskhara: o limite da humanidade

29 de Julho (10:00 – 19:00)

Mesa 1: Descaminhar

Mesa 2: Drafinn

Mesa 3: Liderança Feminina

Mesa 4: Memoê

Mesa 5: Noite sem Fim

Mesa 6: Ordem I.M.P.A.R.

Os Jogos

Memoê: O submundo dos magos da segunda divisão se reúne em um campeonato de feitiços, para descobrir qual mago irá subir para a serie A dos magos e qual irá cair para a série C. Memoê é um jogo de criação de feitiços e manipulação da mesa com objetivo de juntar os artefatos que farão maior quantidade de pontos no final. É um jogo para 1 a 8 jogadores, idade 12+ e duração prevista de 45min. Mecânicas: Draft, Manipulação de Mesa, Take that, Pontos de Vitória, Memória.

Autor: Fabricio Caixeta Andriani

Mais informações: http://facebook.com/fabsgames

Robot Arena: Em um futuro distante a humanidade alcançou a paz… Mas era muito entediante, então os humanos construíram robôs gigantes para lutarem entre sí. Robot Arena é um jogo sobre comandar robôs em uma arena pontuando objetivos e empurrando outros robôs para fora. Com modos competitivo, cooperativo, em times e solo. Para 1 a 6 jogadores, classificação de 12+ e duração prevista de 45min. Mecânicas: Tabuleiro Modular, Gerenciamento de Mão, Ações

Autor: Fabricio Caixeta Andriani

Mais informações: http://facebook.com/fabsgames

I.M.P.A.R. é a nave mais singular do universo, controlada pelas forças intergalácticas, o que a deixa em evidência aos olhos dos piratas espaciais que cobiçam tomá-la para si. Ordem I.M.P.A.R. é um jogo de tabuleiros, onde 2 times de 2 pessoas se enfrentam. O jogo se passa em das batalhas entre a ordem intergaláctica e os piratas espaciais, onde o objetivo é expulsar a outra tripulação da nave. Os jogadores utilizam suas cartas, tendo a opção de juntá-las com a de seu aliado para amplificar seu poder, por sua estratégia individual em prática, ou se defender.

Autores: Josy Cleyde Lopes (Yuuka), Rafael Nascimento, Ana Fernandes, Caio Mascarenhas, Martineli Souza.

Aedes: A mais temida das rainhas das terras tropicais é Rainha Aedes do Egito. Seus súditos o Ovo, a Larva, a Pupa e o Mosquito precisam ser reconhecidos e capturados. O caçador mais eficiente nessa irá garantir o retorno da paz aos domínios das Terras Tropicais e vencerá o jogo! Funcionamento básico: Jogadores deverão identificar nas cartas qual dos súditos está ausente. Com  o rodo deverá capturar o tile com o súdito que está faltando. O jogador que não conseguir fazer isso leva a carta para si. O jogador que errar é picado pela rainha e ganha um marcador de ponto negativo. Mecânica: reconhecimento de padrão.

Autora: Silvanir Pereira Souza

Hemo: Vocês foram contratos para compor uma equipe de técnicos de laboratório, cuja função é auxiliar a equipe médica nos atendimentos adequados aos pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas. Nesse jogo o objetivo é encontrar e realizar o maior número de transfusões adequadas, ciente das condições de segurança e da compatibilidade sanguínea. Vence o técnico que prestar o melhor serviço. Funcionamento básico: Realizar pares compatíveis de doadores e receptores de acordo com o sentido indicativo no jogo.Vence quem conseguir realiza mais transfusões. Mecânica: memória.

Autora: Silvanir Pereira Souza

Drafinn é um jogo de tabuleiro abstrato competitivo para 2 jogadores, com o diferencial do seu modelo de condição de vitória por dominação e não pela destruição de peças. A estrutura do jogo conta com inúmeras possibilidades de estratégia sendo possível mudar de uma para outra dependendo do ritmo da partida. As partidas levam em média de 5 a 10 minutos dependendo da experiência do jogador. Lembrando quem vence é quem domina!

Autores: Lucas da Cruz Costa, Djonata Arruda Campos, Jackson Silva Barbosa, Igor Seyfried.

Já imaginou o que aconteceria se juntássemos cálculo A, dinossauros, terroristas e zumbis drogados, todos juntos em um apocalipse global? Nunca? Não se preocupe, fizemos esse trabalho por você! Terráskhara: O limite da humanidade é um jogo cooperativo inspirado nos grandes clássicos de RPG de mesa, pretendendo unir os principais motivos de amarmos um jogo de tabuleiro e a matéria de Cálculo A/1, gerando assim um ambiente descontraído e menos engessado. Venha conosco explorar um Brasil em meio a colapso mundial, atravessar os desafios para realizar o plano mais ambicioso da história, a fuga da humanidade do planeta Terra em direção a Marte!

Autores: Daniel Cardoso, Igor Sousa, Jessica Lima, Ana Clara Schramm e Sílvia Caldeira

ErgoMania é um jogo de tabuleiro voltado ao estímulo de práticas mais saudáveis e ergonomicamente corretas para ambientes de trabalho. Ele segue uma estrutura de trilha no qual, para avançar, são apresentadas situações problemas para serem resolvidas da melhor forma possível. O objetivo do jogo é responder corretamente às situações problema descritas na cartas.

Autores: Alexander Fernando, Beatriz Ramos, Gabrielle Fontoura, Rafael Bacellar, Vinícius Pereira.

Mais informações: https://www.facebook.com/ergomaniagame

Descaminhar é um jogo de tabuleiro artístico colaborativo que tem como temática conhecer o lugar que está inserido através do caminhar. O jogo se passa na cidade de Salvador e leva seus jogadores a diversos cenários da cidade, buscando não somente a contemplação do local como sua experimentação. A missão do jogo é desbloquear os módulos de tabuleiro que vão sendo colocados ao longo da partida, que é regida por uma missão dada na carta de narrativa do jogo. Os jogadores possuem 8 horas para gastar durante o dia com ações e com suas habilidades especiais únicas. Ao final de um dia é sorteada uma carta de evento que afeta os jogadores de forma negativa ou positiva.

Autores: Grupo Ecoarte, Karla Brunet, Andressa Melo, Daniel Marques, Thiago Araújo.

Mais Informações: http://descaminhar.ecoarte.info

Edenville: Após o apocalipse Zumbi, apenas um lugar parece ter conseguido se manter a salvo: Edenville! Alguns de seus habitantes se voluntariaram para ir ao resgate de outros sobreviventes ao redor do continente. Esses heróis ficaram conhecidos como Emissários e são aguardados ansiosamente por todos. Bem… por quase todos! Edenville é um jogo de cartas semi-cooperativo e com objetivos secretos. Em partidas de 5 a 10 jogadores, Sobreviventes, Infectados, Exterminadores, Apocalípticos e um Emissário, tentam em conjunto sobreviver a um apocalipse zumbi sem perder o foco de seus objetivos específicos.

Autores: Tiago de Melo Prudente, Daniel de Melo Prudente.

Mais informações: https://www.facebook.com/RumboraGameStudio

Liderança Feminina: A sua organização está preparada para lidar com as demandas da contemporaneidade? Nesse jogo, todos ganham ou perdem juntos. A equipe deve tentar equilibrar as metas da empresa e as necessidades dos funcionários, pensando especialmente na gestão da diversidade de gênero. Escolha um dos cases disponíveis e divirta-se! Liderança Feminina é um jogo de cartas cooperativo desenvolvido pela Sinergia Games cujo objetivo é fomentar a gestão da diversidade de gênero em ambientes empresariais. Monta-se uma equipe de 3 a 6 pessoas e escolhe-se um dos três casos empresariais disponíveis. A equipe deve alcançar os objetivos do caso no número de rodadas estabelecido. Cada jogador escolhe um dos seis personagens disponíveis e no seu turno terá acesso a cartas de evento e de recursos para cooperar com o seu time!

Autores: Cristhyane Ribeiro, Victor Cayres, Raffaella Moraes e Jailson de Britto

Noite sem Fim é um jogo de horror gótico baseado na era vitoriana e todos os mitos de terror dessa época onde prováveis herdeiros ingressam numa mansão de um excêntrico nobre e tentam sobreviver até o momento da leitura do testamento. É um jogo de tabuleiro com elementos de RPG em que cada jogador controla um personagem único e tenta sobreviver aos acontecimentos do jogo e cumprir seus objetivos pessoais antes dos outros jogadores. Noite sem Fim tem como diferencial ser um jogo primordialmente competitivo, mas necessitar em momentos críticos que os jogadores cooperem para não perderem o jogo. Cada partida conta uma história única, conforme versões diferentes dos personagens principais surgem.

Autores: Alan Goncalves, Sandro Moraes, Caio Moraes

Gamepólitan 2018 acontece nos dias 28 e 29 de Julho na Unijorge Campus Paralela.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *