Review | This War of Mine (Board Game)

“Ao vencido, ódio ou compaixão…”

This War of Mine foi originalmente lançado como um vídeo game pela 11 Bit Studio. Focando em mostrar um lado menos conhecido da guerra, conferindo aos jogadores o poder de encarnar civis que tentam sobreviver aos terrores dos conflitos, o game foi um sucesso absoluto sendo lançado em diversas plataformas. (Confira a nossa review do game para Nintendo Switch)

Por conta disso, o game foi adaptado em uma versão de tabuleiro, na tentativa de transmitir toda a tensão do game para as mesas da vida real.

Transição de formatos

Altamente imersivo, This War of Mine é um game bastante complexo. Nos vídeo-games, o jogo requer um tempo para que o jogador se adapte, entenda suas mecânicas até que a coisa flua normalmente. No tabuleiro não foi diferente.

Sem dúvidas, transpor o game com suas mecânicas para o tabuleiro não é um desafio pequeno. Contudo, a sensação de se ter o mesmo jogo em outro formato é real, o que mostra que o processo de portabilidade foi extremamente bem sucedido.

Visual

No Brasil, o game foi lançado pela Galápagos Jogos com um trabalho impecável. Desde a arte da caixa até as diminutas peças de materiais, é possível ver o trabalho zeloso feito pela empresa que é líder no segmento nacional de boardgames.

O tabuleiro e as miniaturas também são perfeitos exemplos da qualidade do jogo e chamam bastante atenção.

Preparação

This War of Mine não é um jogo simples. Com diversos itens, peças e particularidades, o jogo requer dedicação tanto no seu aprendizado como em sua preparação.

Antes de inciar a partida, é preciso ajeitar o tabuleiro colocando uma série de peças e cartas em seus devidos lugares. Além disso, é preciso que os jogadores tomem um tempo para analisar os personagens que irão jogar para que possam entender melhor as suas particularidades.

Iniciando

Por se tratar de um jogo amplo, longo e complexo, leva um tempo para que os jogadores aprendam as mecânicas a ponto da partida tornar-se fluida. Não é um desafio simples.

É preciso entender como funcionam as rodadas, cada uma de suas fases e o que pode ser feito em meio a estes períodos. Além disto, existem os eventos que ocorrem em meio aos turnos, que podem mudar toda a situação do game, trazendo um dinamismo bem interessante. Contudo, à medida que os jogadores pegam o jeito, This War of Mine torna-se um jogo tenso, envolvente e extremamente divertido.

Tensão pura

Tal qual o vídeo game, This War of Mine – O Board Game é inspirado no Cervo de Sarajevo durante os anos de 1992 e 1996 na Guerra da Bósnia e nos coloca na pele de civis que devem enfrentar diversas dificuldades para sobreviverem às mazelas da guerra.

Ao longo das partidas, diversas atividades deverão ser feitas para sobreviver, como escavar para encontrar itens, sair em busca de mantimentos, consertar e construir utensílios e lutar pela própria sobrevivência. Todas estas ações também estão presentes no vídeo-game. Assim como no game, também é possível usar itens que ajudam a melhorar a situação dos jogadores e podem trazer vantagens ao longo da partida.

O board game tenta trazer tudo que está no jogo, incluindo a sensação de perigo e tensão que são marcas da franquia, e conseguem um trabalho extremamente competente.

Duração

Apesar de constar que as partidas tendem a durar em torno de uma hora e meia, certamente elas vão durar muito mais do que isso. Em nossa experiência, cada partida ficou em torno de 3 horas. No entanto, apesar de ser um tempo longo, o jogo não se torna cansativo, especialmente quando os jogadores já entendem as mecânicas .

Conclusão

This War of Mine é um jogo longo e complexo que requer dedicação dos jogadores tanto no aprendizado quanto para finalizar as partidas. Contudo, uma vez que as mecânicas são assimiladas, a tensão das guerras que foram apresentadas nas telas do vídeo-game ganham um novo charme ao serem experimentadas ao vivo e a cores.

“…Ao vencedor, as batatas.”

Essa review foi realizada com um exemplar do jogo cedido pela Galápagos Jogos.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...