Eu vi: Jogos Vorazes – A Esperança Parte I

EUVIiconOntem fui assistir, com  grandes expectativas, a primeira parte de Jogos Vorazes – A Esperança. Tinha adorado os dois primeiros (além de ter curtido os livros) e, portanto, não tinha como não estar minimamente animada pra ver a continuação da saga.

Mas dito isso, acho importante dar algumas dicas para quem vai ver esse filme antes mesmo de fazer a minha crítica:
1) Não vá com grandes expectativas (como eu fui);
2) Não vá com sono (como eu fui);
3) Não va em uma sala repleta de pré-adolescentes mal educadas e barulhentas (como eu fui);
4) Releia a dica 1.

Jogos Vorazes, no seu primeiro e segundo livro, foi uma série muito bem adaptada para o cinema. A fidelidade as obras originais é impressionante e cativante para os fãs leitores, coisa que Harry Potter não conseguiu fazer tão bem (e digo isso como fã). E estava tudo indo muito bem nesse sentido de “adaptação” para os fãs de Katniss Everdeen até o dia em que anunciaram que o desfecho da trama seria feito em dois filmes. Quem leu o livro sabe o quanto essa atitude é desarrazoada e, de cara, isso me revoltou um pouquinho, mas passou e dada a qualidade dos dois primeiros decidi que valia a pena ver.

Embora a qualidade técnica, bem como a adaptação da obra escrita, continuem impecáveis, o  filme ficou absolutamente chato. E isso é o que acontece quando você resolve fazer em dois o que dava perfeitamente pra fazer em um e não tem novas coisas para acrescentar (diferente do Hobbit, por exemplo, na minha opinião). Quem não leu o livro vai sentir tédio, vai sentir sono e vai sair do cinema com  a sensação de absolutamente nada ter acontecido.

Poster-nacional-do-filme-Jogos-Vorazes-A-Esperanca-Parte-1--size-598

Acho uma lástima que toda a emoção tenha ficado pro último, porque muita gente -que não é fã e conheceu pelos filmes, pode acabar desanimando de ir assistir a Parte 2, depois de dormir na Parte 1. Além disso, espero que não resolvam jogar tudo que ficou na segunda metade do livro na nossa cara de uma vez, pecando pelo excesso para compensar o pecado pela falta.

Se você é fã, leu os livros e tudo o mais, vale a pena assistir porque  de fato é bem fiel e os personagens queridos e odiados estarão lá pra nos emocionar. E se você é fã, mas só pelos filmes, vá, assista… Mas não esqueça de seguir as dicas listadas acima Agora se você só gostou dos dois anteriores ou se não viu um ou ambos que antecedem A Esperança, nem vá. Vai ser uma grande perda de tempo e você ainda ficará com uma má impressão de uma saga muito boa. Nesse caso é melhor ir ler os livros.

Compre Jogos Vorazes na Submarino em promoção! Confira os preços!

Nota: nota3

Veja o trailer que tem mais emoção do que o filme:

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *