Crítica | Operação Overlord

Existem filmes que atraem o público por apresentar uma premissa interessante, outros por representarem uma franquia benquista e alguns outros pelo simples fato de misturarem elementos que oferecem, no mínimo, um resultado interessante. Este último é o caso de Operação Overlord, um filme que traz em sua mistura elementos como Segunda Guerra Mundial, Zumbis e o nome de J.J. Abrams (Lost, Star Wars: O Despertar da Força).

“Creme, bom! Geleia, bom! Carne, BOM!”

Contudo, para contrariar a teoria de Joey Tribbiani de que coisas boas ao se misturar nunca resultam em algo ruim, Operação Overlord entrega um produto muito aquém dos elementos que o compõe.

Resultado de imagem para overlord movie

Atrás das linhas inimigas

Dirigido por Julius Avery e produzido por J.J. Abrams, Operação Overlord conta a história de um grupo de paraquedistas americanos que saltam por trás das linhas inimigas para executar uma missão crucial para o sucesso do famoso Dia D. Entretanto, lá, o grupo terá de lidar com muito mais do que soldados nazistas. Uma misteriosa experiência tem resultado em seres poderosos que podem mudar o curso da guerra.

O elenco principal, composto por Wyatt Russell, Jovan Adepo e Mathilde Ollivier falham em entregar personagens críveis e humanos. Apesar de em alguns momentos exibirem certo carisma, nenhum destes personagens conseguem cativar de fato, o que tornam as situações apresentadas ao longo da trama menos intensas.

Resultado de imagem para overlord movie

The Walking Nazis

Sem entregar muitos detalhes, apesar do material promocional prometer algo na linha The Walking Dead, porém um tanto mais intenso, o longa se aproxima muito mais da franquia Resident Evil, tanto no conceito de suas criaturas quanto na abordagem de seus personagens.

O desenrolar do mistério e da trama como um todo parece apressado e pouco envolvente. Apesar de saber mesclar momentos mais tensos com algumas tiradas cômicas, o filme parece inconsistente e sem alma.

Resultado de imagem para overlord movie

Band of Zombies

Ao se afastar da fórmula George Romero, o longa ainda consegue trabalhar bem seus elementos para entregar alguns sustos ao público. O início do filme, que ainda conta com a sutileza do mistério, consegue criar situações tensas que atraem a atenção.

A ação do filme, no entanto, tem momentos muito bons, incluindo um plano sequência muito bem feito nas sequências finais.

Resultado de imagem para overlord movie

Conclusão

Apesar da promissora mistura, Overlord falha em entregar um filme sólido. Há momentos divertidos, intensos e impactantes, tudo isso envolto em uma ação bem feita. No entanto, o filme entrega este pacote em uma obra sem substância que parece mais um filme B que poderia ter sido lançado diretamente em DVD.

Resultado de imagem para two stars rating png transparent

Operação Overlord chega aos cinemas no dia 08 de Novembro.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...