06 pontos em que as séries da Marvel tem prejudicado o UCM

Na tela grande, a Marvel não cometeu erros significantes desde que deu início ao seu Universo compartilhado. Na ‘televisão’, no entanto, nem sempre as coisas vão tão bem. Apesar de haver mais hits do que falhas na telinha, alguns erros podem estar prejudicando a tão desejada coesão e conexão que a empresa tanto busca. Punho de Ferro foi bastante criticado pelos especialistas, Agent Carter não conseguiu passar da primeira temporada por conta de baixos índices, Agents of SHIELD tem seus altos e baixos e somente depois de 4 temporadas parece ter conseguido conquistar de vez respeito da crítica e todos os sinais estão apontando para Inumanos sendo um grande desastre de orçamento em uma escala épica.

Se as coisas não melhorarem na tela pequena, poderíamos ver os esforços da Marvel TV terem um impacto significativamente negativo nesse universo compartilhado que o prejudicaria irremediavelmente no futuro. É algo que muitos dizem já estar acontecendo, inclusive. Vejamos, então,  uma breve análise feita pelo ComicBookMovie.com e adaptado aqui, mostrando seis pontos onde a Marvel Television tem prejudicado o UCM
.

1 – Jeph Loeb parece não fazer ideia do que está fazendo

A falta de profissionalismo de Jeph Loeb se fez clara no painel recente da ABC na turnê de imprensa da Television Critics Association (TCA) quando ele simplesmente se recusou a responder perguntas pertinentes sobre a qualidade questionável de Inumanos. No entanto, este é simplesmente apenas mais um exemplo de por que ele não deveria estar no comando da divisão de TV da Marvel. Apesar de já ter realizado alguns trabalhos decentes na televisão e nos quadrinhos, Loeb já matou o Universo Ultimate com trabalhos pesadamente criticados (e realmente ruins), especialmente Os Supremos 3 e Ultimatum e agora está prestes a fazer o mesmo com este canto do Universo Cinematográfico Marvel.

Isso fica claro com suas decisões altamente questionáveis como manter Scott Buck como showrunner de Inumanos após seu fraco trabalho em Punho de Ferro, por exemplo, e o fato de que cada série Marvel é bem diferente uma da outra em termos de qualidade. A divisão de TV da Marvel precisa de uma mão firme, e não uma pessoa que já provou durante vários anos que ele é incapaz de oferecer uma.

2 – Figurino muito fraco

Apesar de uma ou outra escolha que não tenha agradado tanto aos fãs, os filmes de Marvel nos proporcionaram muitos trajes incríveis para os heróis como Homem-Formiga, Homem de Ferro, Capitão América e Homem-Aranha. No entanto, na TV não se pode dizer o mesmo. Enquanto alguns heróis de tela pequena ficaram muito bem, muitos parecem cospobres. É bem verdade que com o orçamento de uma série de TV sendo bem menor, isso acaba sendo bem frequente, vide as séries da DC/CW, como The Flash e Legends of Tomorrow, por exemplo. O traje do Demolidor melhorou na segunda temporada, mas por que ele ainda não tem o logotipo no peito?

Fan services como esse cairiam muito bem e trariam os fãs pra perto, em defesa das séries. Porém, quase sempre que algo do tipo é tentado, o tiro acaba saindo pela culatra, vide os trajes usados ​​por Kid Cascavel em Luke Cage e Deathlok em Agents of SHIELD! O processo de design é abismal e fica claro que a Marvel TV não possui os mesmos artistas de alto nível que trabalham nas adaptações que a Marvel Studios faz. O elenco de Inumanos é mais recente e pior exemplo de que esses personagens não são tratados com o carinho que merecem e todos eles parecem terríveis.

 – A divisão entre Marvel TV e Marvel Studios

Tem sido claro que há uma divisão entre Marvel Studios e Marvel TV e isso está prejudicando as duas partes. Desde que Kevin Feige tomou a decisão de tornar o braço dos filmes da Marvel uma entidade distinta que opera através da Disney, em vez do CEO da Marvel, Ike Perlmutter, essa é uma lacuna que só se ampliou e é algo que ficou evidente já há algum tempo. Pouco depois da primeira temporada de Demolidor ter sido lançada e ser recebida com críticas favoráveis, Feige admitiu que ele nem sequer tinha terminado de assistir, uma confissão surpreendente do homem responsável pelo Universo Cinematográfico Marvel.

Se ele não se importa com o que está acontecendo nessas séries, é porque elas não importam e não têm impacto no que estamos vendo na tela grande. Um esforço poderia ser feito para coordenar as agendas de produção para que os comandados do Agente Coulson e Luke Cage, por exemplo, pudessem aparecer na tela grande, mas nenhuma das partes parece querer isso. Isso é, no mínimo, frustrante e os sinais apontam para que isto não mude tão logo.

4 – O desperdício de boas ideias na TV

De acordo com o item anterior, se um personagem aparece na televisão, é provavelmente porque Kevin Feige não tem interesse em trazê-los para a tela grande. É por isso que os Inumanos agora indo para a tela pequena, em vez de terminar a Fase 3 como planejado originalmente. Mas o fato é que há muitas ideias boas sendo desperdiçadas na televisão. Um personagem como Demolidor, por exemplo, poderia ter uma grande participação no que estava acontecendo em Capitão América: Guerra Civil em relação ao Acordo de Sokovia, da mesma forma que o Motoqueiro Fantasma e sua mitologia teria sido melhor servido em um filme do que alguns episódios de Agents of SHIELD (que também desperdiçou Johnny Blaze).

Não há nenhum dano na Marvel dividindo sua atenção entre o cinema e a televisão, mas provavelmente seria melhor contar histórias que não se passassem no UCM – semelhante ao que a Warner fez com suas séries – em vez de desperdiçar conceitos na TV que não serão usados nos filmes, um formato que contou essas histórias muito mais efetivamente nos últimos anos.

5 – Os resultados não estão sendo tão consistentes assim

A Warner tem muitas séries de TV da DC no ar e algumas outras em produção, mas nunca sentiu como se estivessem tentando fazer demais. No entanto, esse não é o caso da Marvel, já que a divisão de TV está claramente se espalhando demais com a quantidade de shows que eles estão tentando lançar. Enquanto Agents of SHIELD tem feito o suficiente para permanecer no ar, Agent Carter foi cancelada após duas temporadas sem um final adequado e uma série de projetos planejados foram descartados (como o spin-off da Harpia).

Na Netflix, o fato de que os críticos e os fãs estão constantemente questionando se treze episódios é o número ideal mostra que a Marvel não consegue entender as coisas quando se trata de melhor contar as histórias desses personagens. Afinal, se Arrow pode durar vinte e três episódios, por que Demolidor não pode administrar mais de uma dúzia sem deixar a bola cair como no final da temporada dois?

6 – As histórias simplesmente não importam

Este é o maior problema com todos esses programas de TV sendo configurados no universo cinemático Marvel: as histórias que eles contam simplesmente não importam. Nada que ocorra em Agents of SHIELD tem um impacto nos filmes e, enquanto a série floresceu com histórias como o arco que lidava com a Hydra, o fato de que Kevin Feige estava feliz em lançar um filme como Capitão América: Soldado Invernal, que essencialmente matou o conceito da série, prova o ponto.

Os Inumanos estando na órbita da Terra esse tempo todo e sequer terem sido mencionados em um filme ainda; Homem de Ferro e seus amigos não sabem (ou não se importam) com o Tentáculo; o Homem-Aranha ignora a ascensão e queda de Wilson Fisk, bem como o já citado Tentáculo, mesmo tudo isso acontecendo a algumas quadras de ‘sua jurisdição’.

Se a Marvel não se preocupa com esses shows o suficiente para lhes dar uma menção, por que os fãs o fariam? Este é um problema improvável de mudar em um futuro próximo e com o seu espectador normal confundido por esse tipo de coisa, na melhor das hipóteses, só vai continuar prejudicando esses personagens.

Você concorda que as séries de TV da Marvel estão tendo um impacto negativo no UCM como um todo?

Thiago Amaral

Geek inveterado e consumidor assíduo e voraz de cultura pop. Enquanto não está lutando com a Aliança Rebelde, dá aulas de Inglês. Curte Marvel & DC. Retro Gamer. Conhecido no underground como Pai da Alice.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *