Star Wars: Os Últimos Jedi | [Teoria] O que Luke Skywalker quis dizer com o fim dos Jedi

“- Respire, apenas respire. E, agora, jogue-se. O que vê?

Luz. Escuridão. E equilíbrio. 

– É muito maior do que isso.”

Após muito aguardar, o teaser de Star Wars: Os Últimos Jedi finalmente chegou e trazendo muito mais perguntas do que resposta, o que já era de se esperar. Mas, de tudo que foi mostrado no trailer, nada despertou a curiosidade dos fãs como a frase final proferida por Luke Skywalker, “Está na hora dos Jedi acabarem.”

A frase não só despertou diversas teorias, como deixou uma ansiedade dolorosa nos fãs que terão de aguardar até dezembro para obter uma resposta concreta. Contudo, até lá, só nos resta teorizar as mais diversas e loucas possibilidades. E é o que faremos aqui.

Muito tem se falado da possibilidade de Luke ter ido para o Lado Negro da Força, o que o fez querer ver o fim dos Jedi. No entanto, isso é pouco provável por dois motivos: Para quê treinar Rey nos caminhos da Força se o seu maior desejo é acabar com os Jedi? Se Luke é o último Jedi, não faz sentido que se treine mais um para acabar com estes.

Mas algo que pode fazer sentido, ainda mais se levar em conta como o novo cânone de Star Wars tem aproveitado o conceito é o lado Cinza da força, o neutro, o EQUILÍBRIO.

Desde Clone Wars, o conceito é abordado na saga, mas a coisa ganha ainda mais força em Star Wars: Rebels que explora com maior detalhes os usuários da Força que não pertecem à luz ou à escuridão, mas sim ao meio, ao equilíbrio. Exemplo disso é o personagem Bendu, que ao conhecer Kanan explica a ele que a Força pode ir além desse maniqueísmo, uma vez que todos somos formados por luz e escuridão em um equilíbrio, tal qual a filosofia do Yin Yang.

Além da zona neutra, o novo cânone de Star Wars estabelece também os “Force Wielders”, aqueles que têm afinidade com a Força, mas não são Jedi ou Sith, como Maz Kanata, Chirrut Îmwe e o próprio Bendu. O que significa que o conceito da Força tem se tornado muito mais amplo do que o já foi apresentado nos filmes anteriores.

Mas onde Luke entra nessa história? Chegaremos lá!

Com a trilogia prequel, conhecemos a profecia de que um escolhido traria de volta o equilíbrio da Força. Em A Ameaça Fantasma, Qui-Gon Jinn acredita que o escolhido seria Anakin Skywalker, e por conta disso pede em seu leito de morte que o jovem Obi-Wan Kenobi, aprendiz de Qui-Gon, treine o jovem Skywalker.

Ao longo da franquia conhecemos toda a jornada de Ani até se tornar Darth Vader, e em um dos momentos mais emocionantes da trilogia vemos Obi-Wan dizendo que ele era o escolhido, que ele ajudaria a destruir os Sith, não unir-se a eles, trazer equilíbrio à Força.

No entanto, a profecia nunca diz nada sobre erradicar o lado negro, apenas sobre trazer EQUILÍBRIO. E assim, Anakin sucumbe ao lado Negro e se torna Darth Vader. Mas, de acordo com o cânone, Anakin Skywalker não era o verdadeiro escolhido, e sim Luke.

Em episódio recente de Star Wars: Rebels, Obi-Wan finalmente tem o seu confronto final com Darth Maul revela ao ex-sith que Luke Skywalker seria o verdadeiro escolhido da profecia, aquele que traria EQUILÍBRIO à Força.

(Note como a palavra equilíbrio vem sido usada à exaustão durante toda a saga e vem ganhando ainda mais destaque nos últimos tempos.)

Vale também lembrar que o Lado Cinza também foi citado nos livros da trilogia Aftermath, escritos por Chuck Wendig. Em um determinado momento do livro, é revelada uma citação usada em uma antiga igreja da Força: “Onde ele se juntará em breve à Força, todos saúdem ao lado da luz, o lado negro e o cinza.”

Não há dúvidas que o tal Lado Cinza vem ganhando cada vez mais Força neste universo… (sem trocadilhos!)

Assim, com tudo que vem sendo estabelecido no novo cânone e com o que já nos foi apresentado em obras passadas, podemos entender que na verdade, Luke não quer erradicar os Jedi, ou dominar o Lado Negro da Força, ele quer, de fato, trazer o equilíbrio.

É engraçado como durante muito tempo falou-se em equilíbrio como se este significasse o domínio do lado da luz. Mas, quando algum lado domina, não temo um equilíbrio. Então, quando ouvimos “Chegou a hora dos Jedi acabarem…” assumimos que Luke quer criar uma nova ordem, desta vez pautada no equilíbrio e não apenas na luz ou na escuridão.

E talvez isso já esteja presente no treinamento de Rey, onde ela já consegue enxergar três “lados”, a luz, a escuridão e o equilíbrio. E é assim que Luke finalmente cumprirá o que a profecia diz, trazendo o verdadeiro equilíbrio à Força.

Então, nosso palpite é que Luke não será um novo vilão, mas sim alguém com um profundo conhecer da Força, que conhece os dois lados, que encontrou o equilíbrio perfeito e que quer  passar os seus conhecimentos adquiridos adiante de uma maneira nova.

E vocês, o que acham!? Deixem a sua opinião!

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *