Spider-Man: Homecoming| Stan Lee fala sobre Zendaya como Mary Jane

Zendaya, a popular cantora e atriz do Disney Channel, será a Mary Jane em Spider-Man: Homecoming, caso os rumores mais recentes sejam verdade. Ainda não é certo se ela será o interesse amoroso de Peter Parker neste filme (Levou um tempo para que Peter conquistasse MJ nas hqs), mas se for realmente verdade, ela deve ter uma presença significante no filme.

A escalação da atriz tem gerado polêmica, uma vez que Zendaya não seria a primeira atriz que viria na mente dos fãs ao pensar em MJ. O fato da atriz não ser caucasiana e ruiva tem deixado muitos fãs furiosos com a escalação. Já Stan Lee, co-criador da personagem, discorda dessas pessoas.

“Se ela for uma atriz tão boa quanto ouço falar, acho que ela será maravilhosa,” disse Lee ao Toronto Sun em entrevista. “A cor da pele não importa, a religião não importa, tudo que importa é a pessoa certa para o papel.”

Lee, que criou centenas de personagens icônicos para o Universo Marvel, como Homem-Aranha, Os X-Men e o Incrível Hulk, junto com artistas lendários como Steve Ditko, Jack Kirby e John Romita, nunca teve problema com seus personagens sendo reimaginados com outras etnias. Lee até escreveu uma carta encorajando Michael B. Jordan quando ele assumiu o papel de Johnny Storm no (trágico) filme do Quarteto Fantástico.

A maioria dos personagens criados nos anos 60 e ainda antes eram brancos, o que era um reflexo de seu tempo. Como as barreiras raciais naquela época eram muito mais drásticas, os criadores não se arriscavam; Lembre-se que eles falam de um tempo de segregação extrema no país. Um dos momentos de maior quebra de paradigma foi o primeiro beijo inter racial a ser exibido em Star Trek. Então dado o período, o fato dos personagens serem brancos não necessariamente fazia parte de algum contexto, ou motivo específico na composição do personagem, eles simplesmente seguiam o padrão que “agradaria” sem pensar muito.

Com o passar dos tempos, muitos personagens vêm sendo reimaginados em outras etnias e outros contextos, seja na televisão, nos filmes, nos quadrinhos, ou até mesmo em realidades alternativas criadas nestas mídias.

Spider-Man: Homecoming chega aos cinemas em 2017.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *