Review | Watch Dogs 2

Watch Dogs foi um jogo polêmico. Ao ser apresentado pela primeira vez na E3, o jogo criou uma expectativa absurda, não só pelos gráficos, mas também pela jogabilidade e pelo tema inovador. Watch Dogs era uma grande promessa desde o primeiro momento.

No entanto, com o lançamento do jogo, boa parte do público se decepcionou. Não porque o jogo era ruim – o jogo era bom e tinha muita coisa interessante – mas pelo simples fato de não ser aquilo tudo que o público esperava. O downgrade nos gráficos, prática que já é comum na indústria, também contribuiu. Por conta disso, Watch Dogs ficou marcado como um bom jogo que poderia ter sido muito mais.

Então, quando a Ubisoft anunciou Watch Dogs 2, muitos desconfiaram, acreditavam que este poderia ser mais um jogo que subaproveitaria uma proposta interessante, que seria um game no mínimo “esquecível.”

Contudo, a Ubi parece ter aprendido com os erros (e acertos) cometidos com o primeiro Watch Dogs, e não só trouxe um jogo muito superior ao primeiro, mas que também se motra inovador, criativo e imersivo.

Resultado de imagem para mr robot silicon valley

Watch Dogs 2 é um jogo que mostra que entende o meio em que se passa a sua narrativa, trazendo referências a obras de ficção como Mr. Robot, Silicon Valley e outras, além de fatos da vida real (como o caso de Mark Shkreli e as músicas de Wu-tang) que envolvem a tecnologia, o hacktivismo e as discussões éticas que o avanço da tecnologia traz. WD2 é um show de referências, indetificá-las é um jogo à parte!

A narrativa do jogo é muito mais intrigante, os personagens possuem um carisma muito mais marcante do que Aiden Pierce, protagonista do primeiro jogo, além de estarem imersos em um cenário muito mais rico e cheio de vida. A San Francisco de Watch Dogs 2 é vibrante!

É notório que o jogo bebe de diversas fontes para criar o seu enredo, mas isso não é nem de longe algo ruim.

Resultado de imagem para watch dogs 2

Diferente de alguns jogos, onde a narrativa e a jogabilidade não se encaixam muito bem, como jogos que trazem um protagonista bondoso e carismático nas cutscenes, mas um assassino cruel durante o gameplay, Watch Dogs 2 mostra certa preocupação quanto a isso. Apesar de ainda ser possível realizar as missões fazendo aquela chacina, o jogo favorece muito o modo stealth, sendo possível finalizar a campanha sem precisa matar ninguém, utilizando somente de meios não letais para neutralizar o inimigo, além dos gadgets (que são incríveis) o que deixa o gameplay condizente com o que é apresentado de Marcus Holloway, protagonista do game, na narrativa.

Resultado de imagem para wrench watch dogs 2

Como mencionado acima, os Gadgets são algumas das melhores novidades do jogo. Em um jogo sobre tecnologia, não poderia faltar a moda da vez, os Drones. Tanto o Jumper, carro de controle remoto com a habilidade de pular, quanto o Quadricóptero são ferramentas extremamente úteis para o modo stealth do jogo, bem como para diversificar a jogabilidade e tornar as coisas ainda mais interessantes. É possível realizar missões de infiltração sem que Marcus precise entrar de fato nos locais, basta saber usar seus utensílios, o que só mostra como o jogo traz liberdade na escolha de resolver as suas soluções.

Resultado de imagem para watch dogs 2 quadcopter

WD 2 também é marcado pelo humor. Além de falar de maneira série sobre discussões que envolvem a tecnologia, o jogo tira muito sarro de toda a indústria, principalmente das Start Ups e das mega empresas do vale do silício. As informações individuais sobre os NPCs (transeuntes da cidade no game) também podem trazer boas risadas.

Se você é um gamer que é fã de séries como Mr. Robot e Silicon Valley, Watch Dogs 2 é obrigatório só pelas referências e pelo enredo intrigante. Com uma ambientação muito bem feita, com uma cidade rica e detalhada, Watch Dogs 2 é uma recomendação máxima. É sempre bom curtir um jogo bem feito, inventivo e divertido, cujo esmero é evidente.

Se o primeiro Watch Dogs cometeu erros, a sua sequência vem não só para se redimir, mas para melhorar o que já era bom no primeiro jogo mostrar o potencial que a franquia tem. Esperamos um Watch Dogs 3 ainda melhor!

*Vale lembrar que o jogo se encontra totalmente localizado para o português do Brasil!

Resultado de imagem para five stars

Watch Dogs 2 está atualmente disponível para PS4, Xbox One e PC.