Review | O Livro de Ouro do Hagar, O Horrível 2

Ao se falar em quadrinhos, uma grande parcela do público vai imaginar os heróis da Marvel e DC, talvez alguns clássicos da Vertigo, ou até mesmo os gibis da Turma da Mônica. Entretanto, um segmento popular da nona arte foram as tirinhas, que eram apresentadas em revistas e jornais desde tempos primórdios.

E ao se falar de tirinhas, não tem como não se lembrar do Hagar.

Criado em 1973 por Dik Browne, as tirinhas de Hagar, O Horrível foram distribuídas em mais de 1.900 jornais em 58 países e 13 idiomas e é sem dúvidas uma das obras mais populares no segmento. Nada menos do que um clássico.

E agora, a Editora Pixel trouxe mais um compilado com diversas tiras do personagem.

fullsizerender-2

Hagar não é um herói convencional, muito menos uma representação típica dos Vikings para os tempos atuais. Em tempos em que a série do History, Vikings, está fazendo muito sucesso trazendo uma versão estilizada deste povo escandinavo, Hagar não traz músculos, não exala charme e tampouco coragem. Mas para compensar todas essas qualidades heroicas que podem faltar em Hagar, ele compensa no humor e no carisma. Não é a toa que Hagar permanece na cultura popular desde a década de 70.

As tirinhas de Hagar trazem um humor inteligente, irônico, trazendo também críticas sociais em algumas delas.

A coletânea é de uma leitura extremamente agradável, principalmente pelo formato das tiras, que permitem leituras casuais e descompromissadas, sem que precise dedicar tanto tempo a cada vez que se pega o livro (Apesar de ser difícil soltá-lo quando começamos). As tiras são rápidas e muito engraçadas.

fullsizerender-1

Hagar, O Horrível é uma excelente pedida para fãs de quadrinhos, principalmente daqueles que procuram dar boas risadas. Mas, é também ótimo para quem quiser se aprofundar mais no formato das tiras que há muitas décadas eram a pequena dose diária de entretenimento para muitos. O que muitos adultos e crianças, há décadas atrás, tinham em 3 quadros por dia, a Pixel agora nos permite ter em doses muito mais poderosas. Uma excelente oportunidade para uma nova geração conhecer o personagem.

4-star-rating

Dados técnicos:

Título: O Livro de Ouro de Hagar, O Horrível

Editora: Pixel

Páginas: 128

Ano de lançamento: 2016

O livro se encontra a venda na Amazon por R$

 

Comments

comments