Capacitor Recomenda | Shigatsu wa Kimi no Uso (Your Lie in April)

Nem só de lutas e superpoderes vivem os animes!

Shigatsu wa Kimi no Usotambém conhecida como Your Lie in April, é uma série em mangá, criada por Naoshi Arakawa. A obra foi adaptada em anime pelo estúdio A-1 Pictures e teve sua exibição entre os anos de 2014 e 2015. Em 2016, a série também ganhou sua adaptação live-action.

O enredo da obra gira em torno do pianista prodígio Kousei Arima, que teve desde novo uma educação rigorosa para se tornar um grande pianista. Contudo, após a morte de sua mãe, Kousei entra em um colapso nervoso durante um recital em que participaria aos onze anos de idade. Por conta disso, o personagem perde a capacidade de ouvir as notas emitidas por seu piano, mesmo contando com uma audição perfeita.

Alguns anos depois, após desistir da carreira de pianista, Kousei conhece a destemida Kaori Miyazono, uma talentosa violinista de espírito livre e com um admirável amor à vida. Não demora muito até que Kousei se apaixone por Kaori, o que o leva a retomar o seu conturbado relacionamento com a música, o que o leva a lidar com diversos traumas. Entretanto, Kaori tem suas próprias feridas e segredos que podem complicar ainda mais as coisas para Kousei.

Apesar da sinopse simples e até um pouco comum, Your Lie in April conta uma história extremamente delicada e bem construída. Com personagens carismáticos e bem desenvolvidos, a série nos prende desde muito cedo.

Por se tratar de um anime Slice of Life, estilo que se propõe a contar histórias mundanas e com o mínimo de elementos fantásticos, a série não conta com cenas de ação ou combates épicos. Aqui o foco é no desenvolvimento das relações e nos conflitos pessoais.

Mesmo com um roteiro leve, o anime consegue trabalhar elementos graves como perda de entes queridos, doenças, relacionamentos conturbados e abusivos, traumas e decepções. Contudo, em contraponto a estes temas, a série também nos mostra o valor da amizade, do amor e do companheirismo. É muito interessante acompanhar o desenvolvimento dos personagens e como estes lidam com seus traumas e problemas.

Para os amantes da música erudita, o anime ainda conta com uma camada extra. Além das diversas obras apresentadas nos concertos, a série constantemente faz referências a diversos grandes compositores da música clássica. A forma como a música é tratada, sempre como uma forma de expressar os mais profundos sentimentos, é incrível, especialmente a forma como os personagens são impactados por ela.

O anime possui apenas 22 episódios e conta com uma história fechada. Sua curta duração ajuda a torná-la uma obra direta, com um ritmo bem balanceado e fácil de assistir.

Shigatsu wa Kimi no Uso não é uma série para aqueles que procuram um divertimento eletrizante. Mas, para aqueles que gostam de boas histórias, com relacionamentos bem desenvolvidos e personagens carismáticos e um drama interessante, é uma obra extremamente tocante.

Shigatsu wa Kimi no Uso (Your Lie in April) tem todos os seus episódios disponíveis no Crunchyroll.

Comments

comments