Wolfenstein II: New Colossus | Jogos FPS focados na campanha estão morrendo, afirma designer do game

Wolfenstein II: The New Colossus está quase chegando às lojas. O game é um dos poucos jogos de ação em primeira pessoa focado na campanha, ou seja, sem a presença de um modo multiplayer. Jogos desse formato estão cada vez mais raros e o designer de Wolfenstein 2 explicou o motivo.

De acordo com Arcade Berg, designer no estúdio Machine Games que desenvolveu o novo Wolfenstein para a Bethesda, afirma que esses jogos não são tão rentáveis.

Para Berg, jogos focados na campanha não geram tanta receita e assim que o jogador finaliza o jogo, ele o vende ou troca.

Minha visão pessoal? Está ligado ao dinheiro. Um jogo multi-jogador bom vai gerar grandes receitas. As pessoas vão dizer aos amigos para comprar o jogo e jogarem com eles. Um jogo multi-jogador para console exige que você fique com o disco, enquanto um jogo singleplayer será devolvido ou trocado assim que o terminarem.

Berg relembra que as editoras ou estúdios não recebem nada na venda ou compra de jogos usados, algo que é preciso ser pensado ao gerir um negócio.

Berg aponta que ainda existem muitos estúdios focados em criar campanhas cinematográficas voltadas para um jogador. Um exemplo disso são os estúdios da Sony, que sempre focam na campanha.

O encerramento recente do estúdio Visceral Games levantou um novo debate na indústria, onde desenvolvedores e consumidores discutem o futuro dos jogos singleplayer.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

2 Responses

  1. Cristian Cardoso disse:

    Gosto de jogar sozinho, mas tá cada vez mais difícil encontrar jogos com single player ok. Wolfenstein é um dos poucos ainda que mantém o foco na campanha, com isso ele vale o preço.

    • Ruancarlo Silva disse:

      Verdade meu nobre. Eu também prefiro jogos voltados para a campanha, porém, infelizmente eles estão cada vez mais escassos. A ordem da indústria agora é focar em multiplayer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *