Thor: Ragnarok | Como Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo podem se encaixar com o filme
Um teaser trailer de Thor: Ragnarok saiu e a internet enlouqueceu quando o filho de Odin encarou o monstrão verde na arena (não sem antes vibrar achando que não se enfrentariam). Mas aí, o espectador que só acompanha os personagens pelo Universo Cinematográfico da Marvel pode ter pensado: “Ué?! Mas… O Hulk?! Por quê?! Como?” Pois bem, que tal analisar umas histórias do Gigante Esmeralda nos quadrinhos e especular a respeito disso nos filmes?
Nos quadrinhos, existe um grupo absolutamente secreto chamado Illuminati. O grupo é formado por Homem de Ferro, Reed Richards, Charles Xavier, Raio Negro, Namor e Doutor Estranho. Juntos, eles tomam decisões essenciais para os rumos da Terra.
Desta vez eles decidiram sobre o que fazer com o Hulk, que mais uma vez havia fugido do controle e causado problemas sérios. Com medo do que ele poderia fazer em uma possível próxima vez, eles resolvem armar uma para o monstro: dizem que precisam de sua ajuda para realocar um satélite. No entanto, em vez de enviá-lo para o suposto satélite defeituoso, eles o mandam para um planeta inabitado onde ele poderia ser deixado em paz, bem como encontrar sua própria paz. Pelo menos esse era o plano. Mas, é claro não deu certo.
Hulk foi parar no Planeta Sakaar, um lugar governado por um Imperador autoritário que controla tudo na base da violência e mantém os povos (que não se entendem) a pão e circo.
Nesse contexto, Hulk, que estava muito enfraquecido pelo fato de ter chegado àquele lugar por uma espécie de portal místico, é escravizado e forçado, através de um Disco de Obediência preso em seu peito, a ser um gladiador na arena. Contudo, mesmo enfraquecido ele ainda é absurdamente forte, e consegue se dar bem nos jogos do Imperador. No decorrer das batalhas, ele faz um pacto de guerra com outros monstros igualmente escravizados e também forçados a gladiar. Juntos, eles vão vencendo as batalhas até o último desafio, que lhes daria a liberdade, segundo as regras imperiais.
E aí começam as possíveis mudanças na adaptação do arco para o cinema. Antes, um pouco de contexto: A Marvel não tem o direito de utilizar nos filmes live action muitos de seus personagens. Os Illuminati, por exemplo, teriam que sofrer uma adaptação, caso apareçam. Afinal, Prof. Xavier e Sr. Fantástico têm seus direitos vinculados à Fox. Além do Namor, cujos direitos voltaram para Marvel, que certamente não seria apresentado dessa forma no MCU (Em tempo, rumores apontam que o grupo se consolidaria no Universo Cinematográfico durante a Guerra Infinita) .
Talvez devido a isso, no longa de animação baseado nessa HQ, já houve algumas mudanças, começando pela ‘equipe’ do Hulk: o personagem Ninhada, sequer aparece ou é citado, pois apesar de ter dado trabalho a outros heróis da Casa das Ideias, é um personagem de uma raça de vilões mais frequentes nas aventuras dos X-men.
Há também outras diferenças na animação. Na batalha final onde ganhariam a liberdade, Hulk enfrenta Bill Raio Beta, diferentemente da HQ, onde enfrenta o Surfista Prateado (também enfraquecido pelo portal e com um Disco de Obediência, do contrário seria uma batalha dura, mesmo para o Hulk). Que conste que em ambas as mídias o personagem enfrentado na luta final desempenha a mesma função (muito importante) na história, não atrapalhando em nada a sua continuidade.
Contexto colocado, voltemos ao MCU.
É dessa forma, que fica a aposta do encaixe de Hulk na história do filme de Thor. Como visto no trailer, o príncipe asgardiano está em uma arena, provavelmente lutando por sua vida. Eis que um grande desafio iminente vem surgindo de trás de uma porta na arena: nada menos que o Hulk! Thor fica feliz, pois acha que ele se apresentará como um aliado, mas não é bem o que acontece… Dessas forma, é de se esperar que Thor desempenhe o papel do Surfista (na HQ) e Bill Raio Beta (na animação).
Mas… Como Hulk e Thor chegaram a esse momento? A melhor aposta seria: como visto no teaser, Thor foi banido (expulso?) de Asgard. Provavelmente, enquanto o Deus do Trovão vagava pelo universo foi sugado por um portal e levado a Sakaar. Ou talvez Hela o tenha enviado.
Resta confirmar a história de Hulk. Contudo, sabe-se que ele está meio que ‘sumido’ durante os eventos de Capitão América: Guerra Civil, e seu destino fica em aberto ao fim de Vingadores: A era de Ultron.
Assim, após muita treta pesada (literalmente) entre Thor e Hulk, em algum momento tudo se resolverá e um ajudará o outro. Primeiro fugindo de Sakaar e depois voltando, furiosamente, à Asgard para o Ragnarok.
Apenas uma questão que fica sem margem para especulação por enquanto: O que virá a seguir para o Gigante Esmeralda?
Nos quadrinhos, ao final de Planeta Hulk, um incidente terrível acontece que acaba com todo planeta e aqueles que lá estavam, deixando o Hulk mais furioso do que nunca. Vale frisar que o Verdão ainda guardava rancor por conta da atitude dos Illuminati.
Após o incidente, ele volta para a Terra a fim de descontar toda sua raiva naqueles que considera responsáveis por sua desgraça. Essa sequência de eventos é mostrada no arco Hulk Contra o Mundo (World War Hulk, no original em inglês). Nesse arco, Hulk se vinga dos Illuminati e de quem mais entrar no seu caminho.
Mas ainda não se sabe se algo semelhante pode acontecer com o Hulk dos cinemas. Caso ele tenha ido parar no Planeta Sakaar por conta própria, um Hulk Contra ao Mundo não caberia.
Assim, ficam muitas questões em aberto para o pós-Ragnarok. Questões essas, que teremos de esperar os próximos lançamentos da Marvel chegarem às salas de cinema.
Uma coisa é certa: esse teaser deu uma boa sacudida nos fãs de heróis. E nos deu muita esperança. Thor merece um filme digno do personagem e um voto de confiança.
Thor: Ragnarok chega aos cinemas em Novembro.