The Dark Knight: The Golden Child | Nova HQ do Batman de Frank Miller brinca com Bolsonaro

The Dark Knight: The Golden Child é uma continuação de uma das maiores histórias em quadrinhos de todos os tempos, O Cavaleiro das Trevas.

Na história original lançada em 1986, 10 anos se passaram desde que o Batman se aposentou. Porém, ele é obrigado a voltar a ativa e acaba até enfrentando (e derrotando) o Superman, que agora trabalha para o governo americano.

Na mais recente sequência dessa história, Carrie Kelly, que era a Robin na história original, agora é a Batwoman, se vê envolvida em uma série de protestos que estão acontecendo em Gotham. Nesses protestos há manifestantes pró (vestidos como o Coringa) e contra o governo (que usam roupas inspiradas no Batman).

Em dado momento, é possível ver um usuário do Peegeon (em alusão ao Twitter) chamado JM. Bozo (com foto de perfil de Bolsonaro) publicando a seguinte mensagem: “se dependesse de mim, todo cidadão de bem teria uma arma de fogo em sua casa”.

Na verdade, a crítica maior fica, obviamente, para o presidente dos EUA, Donald Trump. Em uma imagem publicada no Twitter da própria DC divulgando a HQ, vemos o Coringa vestido com a bandeira do país e atrás dele, vários cartazes de campanha com a palavra “trust” (confie) com ilustrações do presidente norte-americano.

Além disso, em uma cena, é possível ver um grupo de protestantes contra o governo carregando cartazes com o rosto de Trump, acompanhados da frase “chega de ódio”. Também podemos notar que os manifestantes não querem uma possível reeleição do político, por conta de outras placas com os dizeres “ele de novo não.

Frank Miller, autor da história, sempre foi muito crítico em sua obra, posicionando-se contra o autoritarismo e o fascismo. Inclusive, tanto O Cavaleiro das Trevas como o Demolidor (outra obra de enorme sucesso do quadrinista), sempre foram muito políticos, inclusive a HQ Holy Terror, que aparentemente o autor não se orgulha tanto por ser um tanto extremista.

E dessa vez, Miller está trabalhando junto com o ilustrador brasileiro Rafael Grampá, autor de Mesmo Delivery.

Thiago Amaral

Geek inveterado e consumidor assíduo e voraz de cultura pop. Enquanto não está lutando com a Aliança Rebelde, dá aulas de Inglês. Curte Marvel & DC. Retro Gamer. Conhecido no underground como Pai da Alice.

You may also like...