Star Wars: The Last Jedi | Mark Hamill fala sobre a ambiguidade do título do Episódio VIII
Quando o título oficial de Star Wars: Episódio VIII foi divulgado, muitos fãs se perguntaram o que ele realmente significava. Será que ele se aplicava a um jedi ou mais de um? Afinal de contas, no inglês a palavra jedi não varia em gênero e número. E assim a internet foi inundada com teorias e reações. Mark Hamill, que já havia comentado sobre o título anteriormente, falou mais um pouco em conversa com o Uproxx.
“Eu acho que é muito ambíguo,” disse Hamill. “Será Leia a última Jedi? Serei eu? Será alguém que ainda não vimos? Ou será Rey? Porque ela também parece ter uma conexão com a Força. Então teremos de esperar para ver.”
O ator contou que ficou surpreso ao saber do título porque no Despertar da Força Luke é mencionado como “O Último Jedi” nos letreiros iniciais. “Por sinal, quando você lê o roteiro do Despertar da Força, as primeiras palavras são ‘Luke Skywalker desapareceu.’ E ao longo do letreiro, não sei dizer precisamente as palavras, mas eles mencionam Luke Skywalker como o Último Jedi.”
O título parece realmente falar de Luke, mas os títulos de Star Wars costumam ter mais de um significado e/ou interpretações. Hoje, dois anos após o filme ainda há quem discuta se o Despertar da Força falava sobre Rey, Finn, ou Kylo Ren. Ou o Retorno de Jedi, que pode se referir a Luke Skywalker se tornando um Jedi ou Anakin Skywalker tendo sua redenção e voltando a ser um Jedi. Ou seja, o debate sobre os títulos está aí há gerações. Então, não seria surpresa se The Last Jedi tiver mais de um significado.
Star Wars: The Last Jedi chega aos cinemas em Dezembro.