Star Wars: O que houve com Leia?

Antes de começar o texto, esteja avisado que ele conterá spoilers. Portando, se você ainda não assistiu Star Wars: A Ascensão Skywalker, recomendamos que volte aqui depois de fazê-lo.

O dramático final de Star Wars: A Ascensão Skywalker contou com a morte de Leia e de seu filho Kylo Ren, agora resgatado como Ben Solo. Quando o corpo de Ben desapareceu, o corpo de Leia também desapareceu.

Fantasmas da Força são uma parte essencial do lore de Star Wars desde que Obi-Wan Kenobi desapareceu quando Darth Vader deu o golpe fatal em Uma Nova Esperança. Outros Jedi, como Yoda no final de O Retorno dos Jedi, uniram-se à Força no momento de sua morte natural. Luke Skywalker também foi mostrado desaparecendo no final de Os Últimos Jedi depois de dar à Resistência uma chance de sobreviver. A Ascensão Skywalker continua essa tendência com as mortes de Leia e Ben Solo.

Com a morte de Carrie Fisher, intérprete de Leia, apenas quantidades limitadas de imagens de arquivo de filmes anteriores estavam disponíveis para uso por J.J. Abrams e Chris Terrio. O cumprimento do arco de Leia e o fechamento de seu personagem exigiram que ela resgatasse seu filho, Ben Solo.

Enquanto Rey e Kylo lutam nos restos da Estrela da Morte, Leia alcança seu filho uma última vez, usando toda a Força que lhe resta para alcançá-lo. Sua palavra final no filme é simplesmente o nome de seu filho quando ela morre. Kylo Ren imediatamente deixa seu sabre de luz, saindo de anos de manipulação psicológica pelo imperador Palpatine.

No entanto, quando Leia morre, seu corpo não desaparece como os outros Jedi. Ele permanece até os momentos finais do filme, no momento da morte de Ben Solo.

Assim como Leia desistiu de sua vida para dar a Kylo Ren a chance de voltar a Ben Solo, ele fez parecido para dar a Rey uma chance de sobreviver. Usando a ‘última gota’ de Força contida em si para curar Rey de seus ferimentos, ele morre no verdadeiro modo Skywalker, em sacrifício.

A morte sacrificial para salvar outro agora se tornou uma característica dos Skywalker, com Anakin, Luke, Leia e agora Ben, todos desistindo de suas respectivas vidas para salvar outro.

A questão de por que o corpo de Leia só desaparece após a morte de Ben tem algumas respostas em potencial, mas tudo se resume à jornada de Leia como Jedi.

Seu personagem pode ser considerado um dos mais importantes da saga. Seu arco sempre esteve inerentemente ligado ao do filho. O arco de Leia também foi de tragédia. Ela perde Ben Solo para o lado sombrio, depois perde Han Solo quando ele é morto pelo filho deles. Seu irmão Luke sacrifica sua vida para salvá-la e ao resto da resistência. Quando ela, por sua vez, oferece sua própria vida para salvar Ben Solo, seu corpo não parte, pois sua jornada não está completa.

Durante seu treinamento Jedi com Luke, ela teve uma visão da morte de seu filho chegando ao final de seu próprio caminho, e Luke observa que Rey é quem está destinado a completar a jornada de Leia. Esse caminho sempre levaria à morte de Ben Solo. Leia, sabendo disso, não passa completamente para o submundo da Força até que ela possa guiar Ben Solo a acompanhá-la.

Como o treinamento Jedi de Ben sempre foi incompleto, e sua redenção chegou tão tarde em sua jornada, o caminho para se tornar um Fantasma da Força poderia estar além do seu conhecimento. O sorriso de Maz Kanata quando ela vê o corpo de Leia se juntar à Força somente após a morte de Ben parece indicar que Leia, uma verdadeira Jedi, sabia qual era seu objetivo final na história. Era salvar e resgatar seu filho e, por sua vez, resgatar a família Skywalker.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...