Star Wars Day | Que a Força permaneça sempre conosco

4 de Maio. Para grande parte das pessoas apenas um dia comum, 3 dias após um feriado. Para muitos outros, entretanto, uma data simbólica muito importante: Star Wars Day.

O trocadilho May the Fourth be with you pode não fazer o menor sentido em Português, mas acabou se tornando oficial depois de 2011, quando foi celebrado oficialmente o primeiro Star Wars Day nesta data, justamente pelo trocadilho. Hoje, existe até um hotsite da própria Lucasfilms/Disney com material relacionado a data.

Já se vão 40 anos desde que o primeiro filme da franquia mais famosa da galáxia foi lançado, e desde então, ela continua angariando mais fãs a cada dia graças à imensa gama de possibilidades de interpretações/lições que podem ser tiradas dela, além da riqueza de detalhes.

Poster do primeiro filme da franquia

Desde 1977, quando George Lucas lançou um não tão pretensioso, porém muito corajoso, filme intitulado apenas “Star Wars”, a indústria cinematográfica nunca mais foi a mesma. O que dizer então da Cultura Pop? Na verdade, a própria história do termo e do conceito, se confundem com o da franquia que George Lucas viria a criar. Afinal, foi esse filme de 77 que deu início a era dos blockbusters, das franquias que hoje infestam as salas de cinema, e até mesmo do conceito de pré-venda!

Há quem questione se a saga já não deu tudo que tinha a dar, ou que argumente que os roteiros já não são nem de longe tão bons, originais e despertam interesse como antes. Contudo, isso não é o que os números dizem (o que no fim das contas é o que vale mesmo na indústria), basta ver como o número de fãs (muitos jovens e crianças até) continua crescendo. Até a indústria dos quadrinhos, que ganhou novo fôlego depois que os filmes baseados em suas obras se tornaram mais populares, acaba se rendendo ao fenômeno avassalador que Star Wars é. Especialmente depois que a Disney entrou no jogo. Em breve teremos até uma área especial nos parques do Mickey dedicado à franquia.

Isso sem entrar no mérito da influência da franquia nos mais diversos segmentos da cultura geral, vide as dezenas de vezes em que é citada nas mais diversas obras da Cultura Pop. Só em How I met your mother dá para fazer um compilado (há até um Tumblr só disso).

Tem razão, Marshall!

Star Wars é até religião. E não é força de expressão (desculpem o trocadilho), o Jediísmo existe, e muitos se declaram adeptos de tal religião, apesar da falta de reconhecimento (até então) das autoridades competentes. E isso não é totalmente absurdo, visto que a saga está repleta de elementos religiosos, especialmente do Cristianismo.

Dessa forma, estando nas mãos certas (como estão agora), as histórias que Star Wars pode contar e tudo aquilo que ainda pode nos ensinar continuarão existindo e ressurgindo durante muitos anos. Graças à Força!

Feliz Star Wars Day a todos e que a Força esteja conosco, há muito tempo uma galáxia muito distante, hoje e pra sempre!

Celebrando pela galáxia

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *