Rússia terá sua própria série sobre Chernobyl
Enquanto a série Chernobyl da HBO chega ao fim, uma rede de TV russa está criando sua própria visão sobre o desastre nuclear de 1986.
Segundo o Hollywood Reporter, a série foi encomendada pela NTV, uma das principais redes do país, de propriedade da Gazprom Media, braço de mídia da gigante de gás natural Gazprom. Foi parcialmente financiado pelo ministério da cultura russo, que forneceu 30 milhões de rublos (US $ 460.000). O orçamento total não foi divulgado.
A fotografia principal foi feita no ano passado na vizinha Bielorrússia e a série está atualmente em pós-produção.
Poucos detalhes foram revelados até agora, exceto por uma breve sinopse, que afirma que a série seguirá um grupo de oficiais soviéticos da KGB encarregados de descobrir um agente da CIA infiltrado na usina nuclear de Chernobyl e envolvido em espionagem. Ele teria sabotado de alguma forma a usina, causando assim o desastre.
A NTV é conhecida pela programação pró-Kremlin. A data de transmissão da série ainda não foi anunciada. A imprensa russa reportou que várias personalidades pró-Kremlin tentaram reduzir a credibilidade da HBO, reclamando da forma com que as personalidades russas foram retratadas.
Chernobyl foi ao ar na Rússia em Amediateka, “a casa da HBO”.
Embora alguns espectadores locais tenham criticado Chernobyl por imprecisões e falhas gerais em captar o espírito dos últimos anos do regime soviético, a série foi geralmente bem recebida na Rússia. Em KinoPoisk, o equivalente local ao IMDb, sua classificação média é de 9,1.