Review | Zombie Army 4: Dead War

Zombie Army 4: Dead War é o fruto de um longo trabalho da Rebellion. A companhia inglesa passou anos aperfeiçoando sua experiência co-op, tendo finalmente atingido um grau de maestria. O resultado é o jogo em destaque desta análise, de longe, o melhor título já criado pelo estúdio.

Se você jogou algum game prévio da empresa, já sabe muito bem o que esperar aqui. No último jogo da franquia, a versão zumbi de Hitler foi derrotada, no entanto, suas legiões conseguiram se reerguer, gerando mais uma aventura para nós jogadores.

Pela sinopse já dá pra perceber que o game brinca bastante com absurdos e não se leva tanto a sério. O foco é se divertir juntamente com os amigos enquanto o time envia zumbis pelos ares. Vale mencionar que é possível desfrutar do jogo sozinho, no entanto, a experiência foi desenhada para ser jogada em grupo.

Cada missão apresenta uma série de objetivos que se repetem ao longo da campanha. Algumas vezes teremos que defender localizações, outras vezes atrair hordas de zumbis para locais específicos e por aí vai. No geral, a campanha tem cerca de 12 horas de duração, podendo facilmente ser estendida para mais horas. Apesar dos objetivos serem lineares, a dificuldade meio que se auto-nivela de acordo com a quantidade de jogadores na equipe.

Se você aparecer com um esquadrão completo, pode esperar por um número maior de inimigos com uma quantidade bem maior de vida e resistência. O fator replay também está presente. Cada localização é única e apresenta uma série de objetivos secundários que garantem uma singularidade bem-vinda ao título.

Outro ponto extremamente positivo é a simplicidade e responsividade da jogabilidade, tornando-se um dos maiores trunfos do game. Tudo funciona muito bem, com uma fluidez impressionante.

No quesito progressão, as coisas funcionam de forma parecida com Strange Brigade, jogo que já avaliamos aqui no Capacitor. Quanto maior o rank, maior o número de perks disponíveis e claro, maior o número de melhorias para as armas. Podemos escolher quatro personagens distintos, cada um com suas particularidades. Em adendo a campanha, o jogo conta com um Modo Horda que até então apresenta 4 mapas diferentes.

Em nome do Living Service, o título conta com desafios semanais que dão mais experiência e cosméticos, tudo sempre com o objetivo de manter a relevância do jogo e claro, o famoso playtime.

Conclusão

Fruto de anos de trabalho por parte da Rebellion, Zombie Army 4: Dead War é o produto final de uma fórmula extremamente lapidada. A empresa acertou em cheio, entregando um game cheio de diversão, momentos insanos e um fator replay considerável.

Em uma época onde diversas editoras investem oceanos de dinheiro para construírem living games colossais, com mecânicas e gráficos cada vez mais complexos, Zombie Army 4 prova que as vezes, tudo que é preciso é não se levar tanto a sério e apostar na simplicidade.

Esta review foi feita com um código do jogo para PlayStation 4 cedido pela assessoria da empresa.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...