Review | Zeroptian Invasion

O gênero shmup, iniciado por Space Invaders e Galaga, foi conquistando uma legião de fãs ao longo do tempo, tornando-se adorado por grandes massas. A medida que a indústria e as ferramentas de desenvolvimento de jogos evoluíram, o gênero acabou entrando na “geladeira” perdendo adeptos e atualizações que o tornassem mais atrativo.

Apesar de serem simples em termos de mecânicas, games desse estilo tendem a ser desafiadores, apresentando um elevado grau de dificuldade. O cenário indie atual costuma apresentar diversas réplicas de títulos clássicos e esse é o caso de Zeroptian Invasion que funciona quase como um clone de Space Invaders.

A maior diferença do jogo em relação aos inúmeros outros títulos do gênero, aqui existe um senso de estratégia. Segurar o botão de atirar certamente resultará na morte/explosão da nave. A chave para o sucesso é planejar cada tiro, de modo que, como uma flecha, ele encontre seu alvo. Essa sensação de estratégia é aflorada com uma mecânica interessante presente no jogo: seu tiro pode interceptar praticamente todos os projéteis inimigos, então use-o bem.

Outro elemento interessante de Zeroptian Invasion é que o jogo evolui de acordo com a progressão do jogador. A medida que você despacha um chefe, coisas são adicionadas ao jogo, como novas cores, os inimigos se tornam mais complexos e os chefes vão ficando maiores e com um design mais detalhado. Não somente o level design melhora, mas o design visual também.

Conclusão

Zeroptian Invasion é uma excelente opção para quem procura por um jogo mais casual, descompromissado, que tenta (e consegue) resgatar os bons momentos de um gênero que merece mais destaque. Os caçadores de troféus/conquistas ficarão felizes em saber que o troféu de platina/miletar é fácil e rápido de ser conquistado, seguindo o padrão da Ratalaika.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

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