Review | YAGA

YAGA é um RPG de ação desenvolvido pela Breadcrumbs Interactive. Graças a um sistema de escolhas bem robusto, o jogo sempre se modifica cada vez que o jogador inicia uma jornada. O protagonista é Ivan, um ferreiro de uma mão só extremamente azarado. Enquanto ele tenta cumprir tarefas quase impossíveis dadas pelo Tzar, a mitológica Baba Yaga observa o destino do personagem.

Toda a história é baseada no folclore da Escandinávia e apresenta uma dose grande de paganismo. O título é praticamente uma carta de amor dos desenvolvedores para as fábulas infantis europeias.

Apesar de ser um título independente, o game apresenta mecânicas inovadoras e um tanto inusitadas. O jogo conta com um sistema de Azar bem peculiar. A medida que você completa missões e conversa com os personagens, seu azar vai aumentando. Apesar de permitir o aumento de nível de forma mais rápida, acumular muito azar acaba invocando a raiva de Likho, uma entidade sombria e poderosa que rouba seu ouro e seus equipamentos.

Como todo bom RPG, Yaga incentiva as jogatinas múltiplas, ou seja, cada aventura iniciada será diferente da jornada anterior. O jogo possui um sistema de 4 escolhas distintas: a Justa, a Egoísta, a Agressiva e a Tola. Além disso, a progressão do personagem é dividida em três grandes setores: Corpo, Mente e Destino.

Feito com Amor

É impressionante que além dos sistemas inovadores, Yaga conta com um trabalho completo de voice acting e uma trilha sonora de qualidade impecável. Pra um estúdio de porte pequeno e um orçamento não tão alto, este é um feito e tanto. Outro aspecto muito bem construído é o visual, que conta com ilustrações belíssimas feitas a mão.

Conclusão

YAGA é um excelente jogo de RPG que não se deixa limitar pelo orçamento pequeno e equipe reduzida. Com sistemas inteligentes e bem implementados e um forte viés artístico, o jogo prova que mesmo sendo indie, consegue entregar uma qualidade digna de um AAA.

Esta análise foi feita com um código do jogo para Playstation 4 cedido pela publisher.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.