Review | Toejam & Earl: Back in the Groove!

Não é só de anos 80 que vive a nostalgia!

É bem provável que os mais velhos que tinham um vídeo-game na década de 90 lembrem de Toejam & Earl, game lançado em 1991 pela SEGA para Mega Drive. Com rappers alienígenas, o game tinha um charme único ao misturar elementos da cultura do hip-hop com sci-fi e vídeo games sem perder a sua irreverência.

Agora, décadas após o lançamento do game original, a dupla retorna com Toejam & Earl: Back in the Groove!, game que foi lançado de forma independente pela Johnson Voorsanger Productions e financiado por meio de uma campanha no Kickstarter.

Voltando no tempo

Toejam & Earl: Back in the Groove! ao mesmo tempo que tenta renovar a fórmula e dar uma repaginada em seu visual do game, tenta se manter fiel à sua essência, usando retrô e sem exagerar nos gráficos. Aqueles que jogaram o jogo anterior sentirão a nostalgia imediatamente.

O jogo não esconde suas raízes e busca resgatar a fórmula que fez sucesso na década de 90 entre os gamers. Contudo, esta é uma jogada arriscada, uma vez que certamente alguns gamers, especialmente os mais novos, não receberão tão bem as mecânicas mais travadas e o ritmo mais lento do game, em que pese o groove.

Resultado de imagem para toejam & earl back in the groove

Dividindo a experiência à moda antiga

Como não poderia deixar de ser, o multiplayer possui um modo tela dividida remetendo aos tempos onde esta a única opção de se dividir a experiência com um game era usando da mesma televisão.

A ideia é interessante, especialmente por se tratar de um jogo que marcou a memória de tantas as pessoas no início da década de 90. Contudo, a experiência no modo multiplayer não acrescenta tanto ao jogo como se poderia esperar.

Resultado de imagem para toejam & earl back in the groove

Same old same old

Na tentativa de ser fiel à sua essência, ToeJam & Earl falha em entregar algo novo, tornando-se apenas uma espécie de remake com poucas adições de um game que não exatamente venceu o teste do tempo.

A jogabilidade é um pouco truncada, assim como os gráficos e demais mecânicas se comparado aos games atuais. Obviamente, para os nostálgicos e retrogamers, estas são características que devem agradar. No entanto, para o público em geral, dificilmente serão atrativos.

Conclusão

Toejam & Earl: Back in the Groove! é um jogo que vai apelar muito para a nostalgia daqueles que viveram a época do original. O jogo certamente despertará boas lembranças e vai divertir fãs antigos. No entanto, para os gamers mais novos, é possível que o game não tenha o mesmo apelo.

Esta review foi realizada com uma cópia do game para Nintendo Switch.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.