Review | To Leave

To Leave é um jogo de plataforma desenvolvido pelo estúdio Freaky Creations. O jogo foi lançado no dia 24 de Abril de 2018 no Playstation 4.

O Enredo

O jogo é protagonizado por Harm, um jovem com depressão que possui um objetivo inusitado. Ele pretende usar um aparelho ancestral para coletar as almas de sua terra, incluindo a sua, para envia-las para o céu. Para conseguir usar a Origin Gate, o garoto parte em uma jornada para ativar oito templos de coleta, que são acessados através de um portão mágico localizado em seu quarto.

Apesar da história aparentemente simples, a narrativa de To Leave é propositalmente subjetiva. A depressão é um elemento extremamente presente na história. Cada estágio reflete um humor ou sentimento diferente, numa tentativa de reproduzir o cotidiano das pessoas que sofrem com a doença. Após enfrentar diversos perrengues com o personagem, um vínculo é formado, tornando Harm um personagem difícil de esquecer.

Não Olhe pra Baixo

To Leave se comporta como um jogo de plataforma 2D com foco na verticalidade. Harm se movimenta com o auxilio de sua porta mágica, voando através dos níveis. Existem rochas enormes que funcionam como um abrigo e uma espécie de checkpoint. Caso o jogador toque em alguma coisa durante o trajeto, ele é teletransportado de volta para a rocha.

A dificuldade de To Leave reside no gerenciamento do tempo de voo. Os indicadores de potência determinam quanto tempo o jogador pode continuar flutuando. Para encher a barra, é necessário coletar pequenas “bolas fantasmas”. Cada ação conta, visto que várias mortes consecutivas significam que o jogador terá que rejogar a área inteira.

Além da história impactante, o visual de To Leave é um dos pontos fortes do jogo. Com cores vibrantes, animações sutis e cutscenes extremamente bem desenhadas, diversas cenas do jogo lembram pinturas. Os apreciadores de um jogo com uma arte minimalista irão encontrar felicidade ao jogar To Leave.

Brutal Até Demais

Discutir dificuldade em um jogo é sempre algo polêmico. Muitas pessoas acreditam se tratar da falta de habilidade de quem joga, mas, em alguns casos, a dificuldade pode existir por conta da falta de balanceamento do jogo. Como já platinei jogos como NiOh e Bloodborne, posso afirmar que o nível de dificuldade do jogo To Leave é simplesmente desbalanceado.

Apesar das áreas iniciais serem fáceis de se passar, as últimas fases do jogo são quase impossíveis de serem concluídas. Boa parte dos jogadores certamente irão desistir antes de concluir o jogo, mas, acredito que uma pequena minoria vai persistir e finalizar o game após MUITO sofrimento.

Conclusão

Em uma indústria recheada de AAAs genéricos e sem contexto social, o estúdio Freaky Creations conseguiu criar uma obra alternativa recheada de lições fundamentais para o nosso cotidiano. Apesar do alto nível de dificuldade, To Leave merece ser apreciado por todos os jogadores que buscam por uma experiência transformadora. O jogo pode ser adquirido na Playstation Store (R$61,50).

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

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