Review | TMNT: The Cowabunga Collection
Quem era gamer na década de noventa pode entrar em uma onda de nostalgia só ao ouvir a frase acima. TMNT: Turtles in Time é definitivamente um marco na geração do Super Nintendo, que nos permitia encarnar uma das famosas Tartarugas Ninja e lutar contra diversos vilões para salvar o mundo.
No entanto, Turtles in Time não foi o único sucesso da franquia. Originado dos quadrinhos, Teenage Mutant Ninja Turtles (Tartarugas adolescentes mutantes ninja), ou apenas TMNT, foi um marco cross-media na década de noventa e teve diversos outros jogos em outros consoles, incluindo portáteis que mantiveram gamers vidrados por horas na pele de Leonardo, Donatello, Michelangelo ou Rafael.
Agora, os clássicos retornam à nova geração de consoles com a Cowabunga Collection, trazendo mais de 10 jogos que permearam a década de 80 e 90 com jogos do grupo, incluindo os games de Game Boy, com novidades como multiplayer online e umas vantagens que melhoram a qualidade de vida dos gamers mais modernos.
Pizza time!
A coletânea reune os principais games da franquia que marcaram época no final dos anos 80 e ao longo da década de 90, o que por si só já garante um pacote com horas e mais horas de jogatina, o que é sempre algo que nos agrada muito.
A TMNT: The Cowabunga collection inclui os seguintes jogos:
l Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade)
l Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade)
l Teenage Mutant Ninja Turtles (NES)
l Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (NES)
l Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (NES)
l Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (NES)
l Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (Super Nintendo)
l Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Super Nintendo)
l Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Sega Genesis)
l Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Sega Genesis)
l Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of The Foot Clan (Game Boy)
l Teenage Mutant Ninja Turtles II: Back From The Sewers (Game Boy)
l Teenage Mutant Ninja Turtles III: Radical Rescue (Game Boy)
Qualidade de vida
Obviamente, dos anos 90 para cá, os games deram saltos absurdos em qualidade gráfica, jogabilidade e funcionalidades. Então, faz todo sentido que ao se lançar um game antigo para uma nova geração eles venham com algumas novidades. E nesse aspecto, a cowabunga collection fez um excelente trabalho!
O botão de rebobinar é extremamente intuitivo e é uma baita ajuda para aqueles que encontrarem dificuldade em alguns momentos do game. E o mais legal é que é uma função tão bem implementada que seu uso é muito natural e em nada atrapalha o ritmo da jogabilidade. Fez um movimento errado? Com o toque de um botão, é possível rebobinar até um certo limite de tempo para tentar o movimento mais uma vez. É tão simples quanto voltar em um filme ou série quando se assiste em um serviço de streaming.
Além dessa facilidade, existem outras bem interessantes, como a possibilidade de deixar o game rodar em piloto automático nos momentos em que você simplesmente se cansar de tentativas repetidas para passar de uma parte mais desafiadora.
É sempre bom ter um desafio dos games, mas é importante que seja divertido. E essas facilidades da Cowabunga Collection garantem isso.
Telinhas e telonas
Outra das customizações trazidas pela coletânea que mostram o zelo é a possibilidade de se definir o tamanho da imagem exibida na tela. Pode-se jogar com uma borda maior, menor, ou com o game full screen. Aqueles que se incomodam com serrilhado podem se valer de uma moldura para disfarçar melhor, enquanto que os que possuem uma TV menor podem se beneficiar do modo tela cheia.
Há sempre também a possibilidade dos nostálgicos que gostam de ver com a maior quantidade de detalhes possíveis as características gráficas da época do jogo. Eu, particularmente, optei por jogar em tela cheia mesmo em uma TV maior e não me vi decepcionado.
Conclusão
Recentemente a franquia TMNT voltou à popularidade com o elogiado game TMNT: Shredder’s Revenge, que resgata o estilo beat’em up que as tartarugas carregaram por tanto tempo. O game recente buscou trazer todos os elementos que tornaram esses games do passado tão icônicos, no entanto com alguns toques de modernização.
Já a Cowabunga Collection faz algo semelhante, mas dessa vez trazendo os games antigos com alguns toques tornam a experiência mais próxima do que se encontra atualmente, sem perder o que os tornou especial em primeiro lugar.
Poder controlar Leonardo, Donatello, Raphael e Michelangelo no sofá com amigos mais um vez tem um gosto nostálgico muito especial!