Review | The Surge 2

The Surge 2 é a sequência do promissor RPG de ação do estúdio Deck13. Publicado pela Focus Home Interactive, o jogo foi lançado no dia 24 de Setembo de 2019 no PC, Playstation 4 e Xbox One. Diferente do antecessor, onde jogamos com o personagem Warren, na sequência mais robusta nós podemos criar o nosso próprio personagem, customizando sua aparência e profissão. Todavia, apesar da possibilidade de escolher nossa linha de trabalho, a mesma não altera a jogabilidade em praticamente nada, elemento que poderia ser um pouco mais trabalhado pelo estúdio.

Assim como no primeiro game, The Surge 2 continua apostando nos elementos da franquia Souls, claro que adicionando boas doses de originalidade. Na nova obra do estúdio alemão podemos utilizar drones para desbloquear barricadas, desmembrar inimigos e até mesmo interromper golpes poderosos de chefes. Outros dois elementos inusitados são o sistema de aparamento direcional, onde interrompemos um ataque inimigo ao aparar um golpe vindo de uma determinada direção e o glorioso e sangrento sistema de desmembramento do jogo, extremamente necessário na coleta de equipamentos e materiais de melhorias.

Mencionado acima, o sistema de aparamento direcionado é uma das novidades do título. Os inimigos atacam de direções distintas, similar ao que vimos em For Honor. Ao identificar a direção do ataque, podemos apará-lo ao utilizar a defesa em direção ao ataque, fazendo com que o inimigo fique alguns bons segundos indefesos, abrindo espaço para ataques críticos que são cruciais nos combates. A outra mecânica, já conhecida pelos fãs, é a de desmembramento. Através dela, ao cortar partes específicas como braços, cabeça ou pernas, adquirimos nossos equipamentos e materiais de melhorias.

História pra Boi Dormir

Outra novidade no game é a presença de uma narrativa mais explícita. Assolada por um nanovírus chamado de dFrag, Jericho está em uma situação caótica, onde diversas facções lutam entre si para garantir o pouco de controle que resta.

É nesse contexto que nós entramos em cena, trazendo um pouco de ordem para a cidade enquanto descobrimos a verdade por trás do vírus e de uma garotinha que aparece de forma constante a medida que progredimos.

Apesar do componente narrativo presente, o estúdio parece ter entrado em conflito entre apresentar uma história de maneira tradicional ou apostar no método subjetivo da From Software. Graças a esse choque, a narrativa do jogo se apresenta de modo confuso e não chega a despertar tanto o interesse por parte do jogador.

Desbravando Jericho

Diferente do primeiro game, que se passa em uma fábrica devastada, o novo título é totalmente ambientado na cidade de Jericho, um local repleto de perigos, surpresas e rostos amigos. É em sua exploração que a franquia abraça quase que totalmente Dark Souls, apresentando diversos atalhos que demandam um backtracking constante por parte do jogador.

Apesar de estar um pouco menos confuso que o seu antecessor, a nova obra da Deck13 continua apresentando um level design esquisito e as vezes nada intuitivo. O sentimento de estar perdido foi diminuído no jogo graças a implementação de estruturas metálicas que apresentam um mapa da cidade, mas, mesmo com o recurso a navegação continua truncada no jogo.

O que não está truncado é a movimentação de nosso personagem, quesito que melhorou absurdamente em relação ao game original. Muito mais fluído, dinâmico e responsivo, agora ficou bem mais fácil esquivar de ataques e adotar um estilo de jogo mais agressivo. Ver um estúdio aprender com os erros e evoluir é um motivo de grande felicidade e felizmente este é o caso aqui.

Conclusão

Com pequenos tropeços, The Surge 2 traz melhorias colossais em relação ao primeiro jogo, no entanto, fica evidente que a franquia ainda não atingiu todo o seu potencial, deixando o desejo por um terceiro game ainda mais robusto e com um level design aprimorado. Fica a torcida para que o jogo tenha um excelente desempenho nas vendas e permita que o estúdio invista mais recursos num possível futuro título.

Esta análise foi feita com um código do jogo para Playstation 4 cedido pela assessoria da Focus Home Interactive.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...