Review | The Sojourn

The Sojourn é um jogo de puzzle em primeira pessoa desenvolvido pelo estúdio Shifting Tides e publicado pela Iceberg Interactive. Com grande caráter filosófico, você precisa perambular entre os mundos de luz e escuridão para encontrar respostas e banir as forças malignas que estão tentando invadir as ruínas em que você se encontra.

Apesar da mesmice de sua narrativa e estrutura, afinal, existem uns 10 mil jogos de puzzle que brincam com as diferenças entre luz e escuridão, The Sojourn se diferencia na utilização da câmera em primeira pessoa e, claro, nos visuais de ponta que transformam o jogo em uma espécie de quadro contemplativo.

Os enigmas não chegam a ser complexos, porém, são bem inteligentes e demandam um bom raciocínio lógico. Nós atravessamos o mapa e acionamos espécies de relíquias que pavimentam o mundo ao nosso redor e freiam os esforços da Escuridão. Apesar de conter um componente narrativo pré-determinado, The Sojourn também mexe muito com reflexão e introspecção, fazendo o jogador se indagar sobre alguns de seus pensamentos e propósito.

Estruturalmente falando, o game está dividido em 4 capítulos, cada um com sua própria atmosfera e estilo. Apesar de não adicionar variedade na jogabilidade, ao menos temos uma mudança estética que afasta o marasmo causado por games com foco na resolução de puzzles.

Conclusão

Apesar de não reinventar a roda, The Sojourn utiliza sua estética e estrutura como método de diferenciação, tornando-o um pouco mais marcante do que outros títulos do gênero. Mais do que uma jornada em busca de respostas sobre a escuridão, o game brinca com o existencialismo, nos fazendo refletir sobre nossa própria existência.

Esta análise foi feita com um código de Playstation 4 cedido pela representante da Iceberg Interactive.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

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