Review | The Raven Remastered

The Raven Remastered é um jogo point and click de aventura publicado pela THQ Nordic. O jogo, que se trata de uma versão remasterizada do game The Raven: Legacy of a Master Chief, foi lançado no PC, Playstation 4 e Xbox One no dia 13 de Março de 2018.

O Enredo

The Raven é ambientado em uma Londres fictícia dos anos 60. Uma tragédia assola a cidade. Uma das jóias britânicas mais amadas foi roubada de um museu. Todos acreditam que O Corvo, um vigilante mascarado, tenha sido o culpado pelo roubo.

O protagonista do jogo, Swiss Constable Anton Zellner, é uma espécie de junção de Sherlock Holmes com Hercule Poirot, agradando ainda mais os fãs do gênero.

Fazendo mais uma referência a uma das maiores obras do romance criminal, logo no começo do jogo embarcamos no Expresso Oriente, onde conhecemos um grupo de passageiros que podem ter relação com o roubo. A partir daí, a história se desenvolve em três atos principais, contando com reviravoltas bem boladas.

Elementar, Meu Caro Watson

O progresso em The Raven está intimamente ligado ao conhecimento dos passageiros do trem. É preciso estar atento a história contada por cada personagem e fazer as conexões corretas. Em termos de gameplay, essa mecânica está estruturada em perguntas e respostas que geram conversas com cada passageiro. Um elemento interessante do jogo é que apesar de existir diversos estereótipos visuais nos personagens, o desenvolvimento de suas histórias acaba seguindo um caminho oposto ao óbvio, gerando muitas surpresas ao longo do enredo.

Além dos “interrogatórios” característicos do gênero, a observação de elementos também tem papel crucial para o desenrolar da história. Ao analisar pinturas e objetos, o protagonista coleta evidências que são usadas para completar enigmas nos cenários. Os famosos puzzles do jogo são bem bolados e criativos, trazendo um nível de dificuldade agradável ao jogo.

Uma Experiência Noir Autêntica

Para adicionar imersão ao jogo, todos os detalhes foram levados em conta. Os carros, os cenários e os personagens estão profundamente ligados a Londres da década de 60. Um detalhe pequeno e que faz a diferença é a existência de jornais com matérias que de fato aconteceram no período.

O casting para as vozes dos personagens foi extremamente bem feito e o resultado é excelente. As vozes combinam bem com cada tipo de personalidade, aumentando a imersão no mundo do jogo.

Infelizmente, por se tratar de um port remasterizado, as animações faciais e o design dos personagens estão bem ultrapassados, se afastando do padrão esperado para um jogo de 2018. Outro defeito que incomoda são os pequenos furos de roteiro do jogo. Muitas coisas acontecem sem a menor explicação ou contexto, mas felizmente, essa falha não causa danos consideráveis a experiência do game.

Conclusão

The Raven Remastered é a prova viva de que jogos de aventura inspirados em romances criminais podem entregar uma experiência divertida e memorável. Apesar de não adicionar elementos inovadores no gênero, o game entrega uma história competente e personagens bem pensados, fazendo valer o investimento.

Essa review foi feita com um código do jogo para Playstation 4 cedido pelo representante da THQ Nordic.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *