Review | The Book of Regrets

The Book of Regrets é um jogo de aventura em forma de texto desenvolvido pelo estúdio Synodic Arc. Lançado previamente nos dispositivos mobile, o game chegou ao Playstation 4 no dia 22 de Agosto de 2017.

O Enredo

Utilizando uma estratégia já batida na indústria, o jogo contém um protagonista que sofre de amnésia. O principal objetivo é explorar o purgatório, descobrindo como o personagem foi parar ali. O caminho é forjado através de diversas escolhas que podem gerar um dos sete finais diferentes. A medida que o jogador progride, personagens suspeitos vão ganhando forma e a história, que é muito bem escrita, vai ganhando sentido.

Por ser um jogo com grande foco no texto, as escolhas são uma peça central do título. Apesar de conter um número considerável delas, é necessário cautela e raciocínio, afinal, uma opção errada significa a morte do protagonista. Como a morte é um elemento bastante frequente no game, o título contém um sistema de salvamento automático eficaz, evitando que o jogador perca uma quantidade significativa do progresso em caso de morte.

Por ser um jogo explicitamente focado na história, não entrarei neste quesito com detalhes. A narrativa aborda temas como vida e morte e o arrependimento. Apesar de não conter gráficos da atual geração de consoles, o enredo de The Book of Regrets faz o título valer a pena.

Should I Stay Or Should I Go?

Como já foi dito acima, as escolhas são a peça central do jogo. São através delas que o jogador escolhe para onde vai, o que ele vai fazer e o que o protagonista vai falar. Para quebrar um pouco a mesmice de jogos do gênero, o estúdio Synodic Arc foi além. As escolhas também apresentam puzzles que servem para manter o engajamento/atenção dos jogadores.

Por conter uma grande presença de textos, esse recurso é extremamente bem vindo num jogo deste tipo e, felizmente, foi bem implementado pelo estúdio. O game não se torna enjoativo ou cansativo, mantendo o interesse pela trama. Os puzzles também estão presentes, demandando que o jogador encontre senhas para painéis e coisas do tipo. Esses aditivos, apesar de serem simples, tornam a experiência mais rica e recompensadora.

Conclusão

Diferente da maioria dos visual novels, The Book of Regrets é uma experiência fantástica que conta com diversos elementos voltados para o engajamento dos jogadores. O enredo misterioso e obscuro foi bem escrito e apresenta questionamentos interessantes acerca de temas centrais da humanidade. Caso isso não seja suficiente para despertar o interesse do jogador, o título contém uma platina que pode ser adquirida rapidamente (em torno de 2 horas), aumentando a atratividade do título.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *