Review | Shadow of the Tomb Raider

Tendo sua franquia iniciada no Playstation 1, Tomb Raider já tem algumas décadas na indústria e uma longa história para contar. Tornando-se um dos jogos mais populares de sua geração original, o game seguiu angariando fãs, encantando e decepcionando ao longo de sua trajetória. Após atingir um desgaste em seus games, foi preciso um período de descanso para que Lara Croft retornasse triunfante para os consoles, e foi o que aconteceu.

Com o retorno da franquia nas mãos da Square Enix e Crystal Dynamics, Tomb Raider ganhou um fôlego novo e retomou o seu lugar dentre as franquias mais queridas da indústria. Agora, fechando a trilogia com Shadow of the Tomb Raider, Lara Croft deixa sua marca no gênero e mostra que ainda vai dar muito trabalho para a concorrência.

Enredo

Shadow of the Tomb Raider dá continuidade à trama dos games anteriores, levando Lara a diversos lugares exóticos onde deve enfrentar perigos, inimigos e seu misterioso passado.

Um dos pontos mais altos do retorno da franquia é a densidade de sua narrativa e a forma como a história é contada. Além de trazer gráficos de ponta e uma jogabilidade refinada, Tomb Raider tem um roteiro de primeira que entretem e mantém o jogador engajado durante todo o game. Com o fim da trilogia não foi diferente.

Com uma pegada mais realista e visceral, acompanhar clara em sua hora mais escura é uma experiência extremamente gratificante, especialmente por explorar ainda mais o passado da personagem.

Explorando

Com um belo refinamento e uma modesta evolução em relação a seu antecessor, Rise of the Tomb Raider, o game traz um dos gráficos mais bonitos da geração e diversos cenários impressionantes. A ambientação está primorosa, recheada de detalhes e segredos, tornando o cenário realista e vivo.

Apesar de sua linearidade, os cenários são ótimos para se explorar livremente e algumas side quests são tão bem implementadas que você tem a sensação de que está tomando um rumo novo por conta própria.

Manjando dos paranauê

Assim como nos jogos anteriores, Shadow of the Tomb Raider traz uma jogabilidade sólida e muito coerente. Mesclando bem momentos de combate, stealth, exploração e enigmas, o game traz um dinamismo que foge da repetição e do marsmo de forma competente.

Os desafios apresentados durante a exploração continuam sendo tão bons quanto os já apresentados na franquia. Sem se repetir em demasia, os momentos de solução de enigmas são interessantes e gratificantes.

Aprimorando

A progressão do personagem fica ainda mais completa e interessante em Shadow of the Tomb Raider. Com uma variedade ainda maior de habilidades, itens e roupas, o jogo amplia o seu escopo de progressão e traz ainda mais opções do que os jogos passados.

Além das diversas roupas presentes no game, outra possibilidade interessante é a de se poder jogar com versões passadas de Lara Croft. Com versões da geração PS1 e PS2, o game consegue acrescentar um toque a mais de nostalgia para aqueles mais saudosos.

Conclusão

Aprimorando o que já foi apresentado nos dois games anteriores, Shadow of the Tomb Raider eleva ainda mais o nível e consolida a franquia como uma das mais bem sucedidas desta geração. Com a conclusão desta trilogia e ainda muito fôlego para mais aventuras, só nos resta aguardar ansiosos pelos próximos capítulos da vida de Lara Croft.

Sem dúvidas, o melhor game da franquia.

Shadow of the Tomb Raider está disponível para PS4, Xbox One e PC.

Esta review foi realizada com uma cópia do jogo para PS4 cedida pela Square Enix.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *