Review | Shadow of the Colossus

Durante toda a trajetória dos games, poucos games conseguiram se tornar clássicos atemporais como Shadow of the Colossus. Desde o seu primeiro lançamento no PlayStation 2, em 2005, o game arrebatou uma legião de fãs que ficaram encantados com a história intimista e a jogabilidade inventiva do jogo.

Em 2011, o game ganhou uma versão remasterizada em conjunto com Ico, jogo também criado por Fumito Ueda. O bundle foi um sucesso absoluto e permitiu que alguns revivessem a marcante aventura com gráficos melhores e outros conhecessem a obra.

Agora, o game ganha o seu primeiro remake, preservando tudo que o tornou clássico, porém repaginando tudo aquilo que poderiam afastar novos gamers desta experiência magnífica.

Shadow of the Colossus traz uma história enigmática e envolvente. De início, pouco sabemos dos personagens e do contexto da trama, apenas que controlamos alguém que deseja salvar sua amada. Contudo, apesar da falta de detalhes, a história vai cada vez mais nos prendendo e nos motivando a concluir a missão do protagonista. De modo singelo e intimista, o game apresenta uma aventura intensa e emocionante.

A ambientação está absolutamente incrível. Os cenários estão primorosamente trabalhados, deixando-os extremamente realistas e vívidos. Apesar do game se passar em uma área ampla, cujas formas de vida mais significantes são os Colossus, o jogo consegue passar a sensação de se estar em um ambiente cuja vivacidade independe da presença do protagonista.

O game possui mecânicas simples, o que torna a curva de aprendizado muito rápida. Para memorizar os ataques e troca de armas basta uma simples explorada no controle. Assim, resta pouco para que o jogador aprenda ao longo da jornada. Mas não deixe a simplicidade dos comandos te enganar. O jogo consegue ser incrivelmente desafiador e complexo durante os embates.

Viajar pelo cenário com Agro, cavalo do protagonista, é extremamente prazeroso. De início a mecânica pode parecer estranha, ou até mesmo datada. Contudo, após algum tempo no controle, a mecânica vai se tornando agradável e natural.

Os Colossus por sua vez, continuam sendo o ponto alto do game. Apesar de ter sido lançado originalmente em 2005, as boss fights do game continuam tão divertidas e inovadoras quanto em seu primeiro lançamento. Descobrir as mecânicas de cada Colosso e enfrentar os gigantes em verdadeiras lutas no estilo “Davi x Golias” é extremamente gratificante.

Com uma quantidade satisfatória, 16 chefes, os Colossus trazem desafios variados e em diferentes ambientes. Deste modo, cada luta é inteiramente nova e requer um raciocínio próprio para identificar pontos fracos e esquemas táticos para a vitória. Para tanto, é necessário observar o cenário e os padrões comportamentais de cada inimigo.

Enquanto remake, Shadow of the Colossus consegue trazer toda a emoção do game antigo para uma nova geração sem dar sinais de sua idade. O game refina a jogabilidade sem descaracterizar a mecânica criada em 2005 e atualiza os gráficos tornando-o um dos jogos mais bonitos desta geração.

Toda a experiência do game é extremamente prazerosa. Seja nos momentos onde se busca os colossos, ou durante as batalhas, o game é totalmente imersivo e consegue colocar o jogador dentro do universo de maneira sutil e competente.

O trabalho da Bluepoint Games, mesmo estúdio responsável pela remasterização de Uncharted e Metal Gear Solid, é aboslutamente primoroso. O game certamente encantará aqueles que já conhecem o game e conquistará aqueles que ainda não o haviam experimentado.

É impressionante como em alguns momentos o jogo parece estar exatamente como em nossa lembrança. Obviamente, os gráficos estão inteiramente reformulados e a jogabilidade incrementada. No entanto, tudo é feito de maneira tão competente que se une à nossa memória afetiva de forma totalmente natural.

Shadow of the Colossus é, assim como foi em 2005, uma aventura incrível. Com gráficos totalmente renovados, o game consegue ser ainda mais bonito e tocante do que o seu original. É uma excelente oportunidade para aqueles que nunca conheceram o jogo experimentarem ou para aqueles que já conhecem reviverem esta aventura.

Shadow of the Colossus está disponível exclusivamente para Playstation 4.

Esta review foi feita com uma cópia do game para PS4 cedida pela Sony.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *