Review | Remnant: From the Ashes

Remnant: From the Ashes é um shooter soulslike desenvolvido pela Gunfire Games, mesmo estúdio responsável por DarkSiders 3. Publicado pela Perfect World, o jogo foi lançado no dia 20 de Agosto de 2019.

A História

O enredo do jogo coloca a humanidade em busca de um recurso que pode destruir definitivamente a Raiz, seres que viajam entre planetas destruindo tudo que encontram pela frente.

Ao encontrarem a Pedra do Mundo, a humanidade passa a ter a capacidade de viajar entre mundos, atraindo a atenção da Raiz, afinal, eles não querem que os humanos encontrem o item que pode trazer a destruição de sua raça.

Recheada de clichês, o peso da narrativa raramente é sentido. Por ter sido feito com poucos recursos, as animações não são nada convincentes, falhando em passar qualquer senso de emoção ou urgência.

A Jogabilidade

É aqui que Remnant: From the Ashes brilha e muito. O gunplay do jogo é muito satisfatório. Cada bala encaixa muito bem e o game contém um acervo generoso delas, mudando consideravelmente a forma de se jogar. Com pistolas, bestas, submetralhadoras, fuzis e armas brancas, o próprio jogador tem liberdade de montar seu estilo de jogo.

Como se a variedade já não bastasse, quase todas as armas possuem um espaço de Mod, garantindo habilidades especiais que fazem uma diferença absurda nas batalhas. Apenas as armas de chefe, que são criadas no “Ferreiro” do jogo, possuem mods pré-determinados que não podem ser alterados.

No quesito movimentação, tudo ocorre de maneira ágil e fluída, o que é bom, afinal, o jogo se baseia bastante no uso da esquiva para permitir que o player sobreviva por uma boa quantidade de tempo.

O design dos níveis lembra bastante DarkSiders 3, o que não é estranho, visto que ambos os jogos foram produzidos pela mesma equipe. Não seria loucura reaproveitar assets para poupar recursos e tempo.

O sucateamento de cenários acaba prejudicando a exploração. Por quase todos os mapas de um “mundo” usarem a mesma palheta de cores e recursos de decoração, a sensação transmitida ao jogador é a de que ele está no mesmo lugar, dificultando a progressão e tornando a exploração desagradável.

Conclusão

Com chefes memoráveis e uma jogabilidade prazerosa, Remnant: From the Ashes entrega uma experiência decente dentro do gênero soulslike, não deixando de apresentar suas particularidades que irão impedir que o jogo caia no esquecimento. O ponto fraco da obra é sua narrativa fraca, que não cria conexão com o jogador e não invoca nenhum tipo de sentimento.

Este review foi feito graças a um código de PS4 cedido pela Perfect World.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

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