Review | Phantom Abyss

Exploradores de templos e caçadores de relíquias! Se apresentem! Desculpa a piada cheia de referências, mas é por uma boa causa! Tudo isso para apresentar um jogo muito decente em exploração frenética e tensa! Estou falando do Phantom Abyss! Jogo desenvolvido pela Team WIBY e distribuído pela Devolver Digital, o multiplayer que joga você em templos gerados por algoritmo já está disponível e nós testamos!

Na gameplay, você é um explorador ou exploradora que acorda em um templo completamente silencioso e misterioso. Sem saber o que está acontecendo, você tem a obrigação de explorar aquele local em busca de uma relíquia que é solicitada por uma voz misteriosa. Durante essa busca, te apresentam o tutorial básico. Até então, a movimentação não é muito dura e particularmente deve ser melhor jogar num mouse do que em um controle.

Existem algumas mecânicas no jogo que são importantes e que o jogo deixa muito fácil de entender, mas que nem sempre você vai conseguir executar (isso se você tiver o nível de gameplay fraquejado que este que vos fala, tem). Ainda no tutorial, é importante você notar que quedas tiram vida e eventualmente isso será um quesito importantíssimo como falamos acima.

Após passar o tutorial e você entender a mecânica, você compreende que você está em um tipo de purgatório/abismo, pois encontra uma grande estatua que explica algumas coisas sobre a sua existência naquele lugar. Nesta mesma conversa, Altec te explica que as relíquias são a chave para vocês saírem dessa prisão. Mas por que será que o Deus do Abismo quer sair de lá? Aí é com você!

O jogo é bem bonito levando em consideração a simplicidade na execução da gameplay. O que deixa ele muito mais interessante em alguns pontos, tal como os links de convite/desafio. Toda vez que você morre em um templo, esse templo fica com a sua alma lá, sendo impossível acessar ele novamente. Com isso, é gerado um link para você enviar para um amigo ou uma pessoa qualquer (seja você streamer que quiser desafiar a sua comunidade para “te ajudar” a passar daquele templo). Lembrando que o jogo ainda está em acesso antecipado e algumas funcionalidades ainda não estão finalizadas!

Claro também, que, um random que cair naquele exato templo, poderá ver que você passou ali. “Mas como?”, a pergunta se passa na sua cabeça. O jogo cria uma espécie de alma, que vai refazer os passos daquela pessoa que jogou anteriormente, mostrando o que ela fez e onde ela morreu. O que facilita absurdamente a gameplay até certo ponto. Essa “alma” que você leu, é o conceito básico de multijogador/multiplayer assíncrono. Você consegue ver o que outra pessoa fez na gameplay passada. Você tem 3 corações de barra de vida e precisa ser o mais ágil possível pra não perdê-los e ter que ir pra outro templo.

Ao passar de fase ou morrer, você é apresentado ao mapa do templo. Nele, você sabe se está perto de finalizar o templo ou não! É aqui que a gente curte ainda mais a ideia de que os templos são gerados por algoritmo! Cada vez que você morrer, você vai para um templo diferente e ao passar de um templo, aquele templo é fechado e ninguém mais consegue acessar ele!

Para melhorar a sua imersão e coragem, o jogo permite que você faça melhorias durante as partidas. Você encontra baús cheio de moedas, que podem ser trocadas por proteções divinas que te dão buffs para aquele templo. É aí que a sua gameplay precisa se provar. Não existe checkpoint, apenas highlevel gameplay!

Após alguns encontros com esses altares (se não me engano uns 2 encontros), caso você não tenha pego itens chave durante a run, itens esses que fazem a diferença no templo, você será forçado a fazer escolhas de caminhos para seguir para o final onde a relíquia está localizada. Dificultando ainda mais o seu acesso!

O Phantom Abyss é um jogo que pode ter algumas atualizações muito interessantes para a comunidade, principalmente para quem é streamer. Durante uma play, você consegue pensar em algumas coisas aqui e ali que poderiam ser implementadas, mas como não somos DEVs, apenas sonhamos com um multiplayer padrãozão para determinar no estilo Fall Guys” quem chega no fim do templo o mais rápido possível.

MAS! A falta disso não influencia negativamente o jogo! Cria uma caracteristica ainda mais forte para que ele se mantenha jogável por um bom tempo! É um jogo muito divertido, apesar de não ter muita trilha sonora nele. É bem silencioso e calmo, até você começar a jogar hahahahaha!

O mistério do jogo está atrás de você encontrar as mais diversas relíquias pra sair deste abismo, mas será que você conseguirá? Um excelente jogo que com certeza tomará algumas horinhas maravilhosas do seu tempo para caçar tais relíquias! O jogo ainda está em acesso antecipado na steam, e com fé, caldo de cana e um quibe de forno, terá muito mais coisa interessante para apresentar para nós quando for lançado!

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

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