Review | Old Man’s Journey

Old Man’s Journey é um jogo 2D de plataforma desenvolvido pelo estúdio Broken Rules. Lançado no PC e nos aparelhos mobile em 2017, o jogo recebeu um port para os consoles em 2018.

Enfrentando o Passado

Protagonizado pelo Velho, a jornada no game começa após o personagem receber uma carta preocupante de sua casa. Ao ler a carta, o Velho reúne suas coisas e embarca numa jornada repleta de emoções e lembranças. A medida que trilhamos o caminho, o personagem relembra momentos com sua esposa, sua família e locais em que ele visitou.

A história gira em torno da carta misteriosa, onde o jogo apresenta de forma progressiva quem a escreveu e o que estava escrito na carta. Por conta da ausência de diálogos no jogo, a história é apresentada através do ambiente. Old Man’s Journey transmite uma mensagem especial e poderosa, por conta disso, não falarei mais sobre a história do jogo. Os jogadores que buscam por uma experiência reflexiva e tocante com certeza tirarão proveito do game!

No Meio do Caminho Tinha uma Pedra

A jogabilidade em Old Man’s Journey é bem simples. Os jogadores utilizam um cursor para movimentar o Velho e resolver os diversos puzzles presentes no jogo. Graças a ausência de complexidade nas mecânicas, os puzzles podem ser resolvidos de forma rápida e fácil. Os enigmas consistem em criar caminhos para que o protagonista consiga dar prosseguimento a sua jornada.

Apesar da existência de interações com os cenários, o game deixa bem claro que o que importa mesmo é o seu enredo. As interações servem apenas como uma simples forma de garantir o progresso do Velho em sua jornada.

Boa parte dos jogadores, principalmente os autointitulados “hardcores” terão uma certa aversão ao título, o que é algo normal. O game se posiciona como uma jornada contemplativa, apresentando uma mensagem importante que com certeza pode ser aproveitada por todos. O cunho artístico ganha força graças a direção de arte do jogo. Com cores vibrantes que parecem ter saído de um livro infantil, Old Man’s Journey é um dos jogos mais belos que já tive o prazer de jogar. A experiência sensorial é reforçada graças a uma trilha sonora bucólica que remete à infância/passado.

Conclusão

Old Man’s Journey se trata de uma experiência contemplativa com foco quase que total no enredo. Apesar de conter uma mensagem poderosa, o jogo pode não agradar a todos por conta da quantidade mínima de interação com os cenários. Caso você goste de jogos independentes que fazem os jogadores refletirem, ele com certeza é pra você!

 

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *