Review | Naruto to Boruto: Shinobi Striker

Naruto é uma das franquias japonesas mais amadas do mundo. Tendo iniciado em 1997, a marca se tornou um fenômeno global, invadindo outros formatos de entretenimento além dos mangás. O primeiro jogo da saga foi lançado em 2003, o jogo de luta Naruto: Clash of Ninja, lançado no Gamecube. 15 anos depois, um novo título da série foi lançado, mas será que Naruto to Boruto: Shinobi Striker entrega a experiência ideal para os fãs da franquia e ao mesmo tempo entrega as mudanças necessárias no universo dos games?

A Nova Geração

Os eventos do jogo se passam entre Naruto Shippuden e Boruto: A Próxima Geração. Apesar de conter um pequeno núcleo narrativo, o foco do jogo é quase que total na diversão e na jogabilidade. O mesmo se posiciona como um jogo de Luta Online em Arenas com grande foco na verticalidade. Por falar em verticalidade, a movimentação fluída é um grande ponto positivo do jogo e traz embates épicos. Não existe nada que passa mais a sensação de ser um ninja do que andar pelas paredes!

Outro grande acerto do jogo é permitir que os jogadores criem seu próprio personagem, trazendo um elevado senso de customização e imersão ao jogo. Após criar o personagem, selecionando a “classe” predileta, é possível ir direto para a pancadaria, testando as habilidades e vendo se o personagem de fato é um ninja que se preze. Além de “se recriar” no jogo, também é possível escolher entre os personagens já existentes da franquia, chamados de VR Masters. Os fãs com certeza ficarão felizes em saber que existem muitas opções de escolha e os personagens mais amados e odiados do universo Naruto estão disponíveis.

Planejamento e Execução

O combate do jogo está bem peculiar. É possível esmagar botões de forma desenfreada e desferir combos poderosos, no entanto, essa tática não vai funcionar contra jogadores mais experientes. Graças a vasta presença de habilidades, armas e ferramentas, lutar no jogo é uma atividade muito estratégica e é necessário pensar com cautela antes de tomar determinadas ações. Um elemento interessante é que pela primeira vez na franquia, os próprios cenários podem servir como uma arma a ser usada, aumentando ainda mais o teor estratégico do jogo.

Por ser um jogo fortemente centrado em equipes, existe um certo sistema de classes interessantes no título. Os jogadores devem escolher entre quatro funções: Ataque, Distância (Controle), Defesa e Cura. Para sair com a vitória, é de extrema importância que cada membro da equipe desenvolva seu papel com maestria. Como já era de se esperar, cada classe possui suas próprias armas, habilidades comuns e habilidades supremas, trazendo diversidade ao jogo.

Vale mencionar que apesar de conter conteúdos offline, o jogo é extremamente focado nos componentes online. As atividades que não demandam por internet são chamadas de Missões VR e funcionam como um Modo História do título, infelizmente, o enredo das missões é bem inconsistente e decepcionante. Basicamente estas missões pedem que o jogador cumpra determinadas tarefas em troca de experiência, desbloqueio de personagens, itens de customização, habilidades e Ryo, a moeda do jogo.

Falhando no Exame

Apesar de entregar uma experiência competente no universo de Naruto, o jogo conta com alguns defeitos que prejudicam a imersão e a satisfação ao jogar. Algumas missões podem se estender bastante e o pior de tudo é que o roteiro não apresenta uma qualidade digna, transformando algumas tarefas em uma tortura digital. Como já era de se esperar em um jogo japonês, o grind é um elemento presente no game, mas infelizmente, Naruto to Boruto: Shinobi Striker não foi formatado para incentivar o grind de equipamentos e dinheiro. Não é possível pular os diálogos e as cutscenes das missões, tornando algo que já era repetitivo ainda pior.

No modo Online, o “problema” mais frequente é o matchmaking impreciso do jogo. Por muitas vezes fui colocado em partidas contra jogadores com ao menos 30 níveis acima do meu, destruindo qualquer possibilidade de diversão na partida.

Conclusão

Mesmo apresentando deslizes, que podem ser facilmente corrigidos com um patch, Naruto to Boruto: Shinobi Striker entrega a experiência ninja definitiva. Com uma aposta certeira na customização, o jogo consegue prender a atenção de quem joga e o principal: consegue transportar o jogador para o universo da franquia. Se você é fã da mitologia criada por Masashi Kishimoto, esse jogo é uma compra obrigatória! Naruto to Boruto: Shinobi Striker pode ser adquirido na Playstation Store (R$249,90), na Xbox Live (U$59,95) ou na Steam (R$139,90).

Este review foi feita com um código do jogo para Playstation 4 cedido pela Bandai Namco.

Ruancarlo Silva

Apaixonado por Jogos, principalmente por Indies! Você me encontra lá no Twitter: @ruancarlo_silva

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *