Review | Moons of Madness

Desenvolvido pelo estúdio Rock Pocket Games e publicado pela Funcom, Moons of Madness é a mais nova obra a se basear nos contos de Lovecraft. O título transporta os jogadores para Marte, assumindo o papel do engenheiro Shane Newehart.

Shane é responsável por manter a base de pesquisas funcionando. A instalação é utilizada pelo grupo Orochi, cientistas que estão realizando pesquisas botânicas para encontrar água ou seres vivos que possam ser úteis para a companhia. Após um certo período no lugar, o protagonista da jornada começa a sofrer alucinações e pesadelos, iniciando assim uma trama perplexa cheia de horrores.

No quesito gameplay, o jogo mescla elementos de survival horror e walking simulator. Graças aos belos gráficos e qualidade sonora, a experiência é muito imersiva e o jogador se sente de fato em Marte. Uma das principais mecânicas é o gerenciamento de oxigênio, recurso vital para obviamente manter o personagem vivo. Agora, não espere por trocas de tiro ou coisas do tipo, o grande foco de Moons of Madness é na narrativa e não na ação.

O engenheiro possui um dispositivo bastante útil chamado de biossensor. Através dele que os puzzles poderão ser completados e, caso você se perca nos cenários, é possível usar o aparelho para se situar e partir para o objetivo. A medida que você explora salas com acesso não autorizado, algumas verdades vão sendo apresentadas, revelando as maquinações do Grupo Orochi.

A dificuldade presente no jogo vem dos puzzles muito bem elaborados que demandam raciocínio e até mesmo anotações em alguns trechos. É muito fácil de se perder no enigma caso você não anote os códigos necessários em um papel. Um problema acarretado pelos puzzles é a quebra de ritmo presente na narrativa. Isso é acentuado em enigmas difíceis que acabam levando uma quantidade considerável de tempo para serem completados.

Por fim, o game apresenta alguns poucos problemas técnicos que atrapalham um pouco a experiência. Um deles se trata do carregamento, presente de forma constante no jogo, gerando impaciência e frustração. E por último, os pontos de salvamento geram um congelamento da tela.

Conclusão

Moons of Madness é um jogo extremamente competente em seu gênero, cumprindo todas as suas promessas. Com uma narrativa primorosa, recheada de segredos, um visual incrível e grande respeito pelas obras de Lovecraft, o game é quase que obrigatório para os fãs do gênero.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.