Review | Minoria

Minoria é um metroidvania desenvolvido pelo estúdio brasileiro Bombservice e publicado pela Dangen Entertainment. A equipe é conhecida pela franquia Momodora, que serve claramente como a inspiração deste “novo” título.

Ambientado na Quarta Guerra contra as Bruxas, você assume o papel da Irmã Semilla para invadir o castelo e por fim a um ritual maligno das bruxas. Apesar da aparente clara missão, o jogo explora bastante o conceito de certo e errado, fazendo com que o jogador pense em suas ações.

A jogabilidade e exploração funciona de maneira similar a Castlevania e Hollow Knight. É necessário visitar salas para adquirir chaves e desbloquear o caminho até os chefes. Alguns segredos estão escondidos, contendo Arquivos, colecionáveis que contam mais sobre o lore do jogo, Moedas de Prata, o dinheiro do jogo, ou Incensos, itens que podem ser ativos ou passivos e garantem uma vantagem no combate.

Por falar em combate, Minoria aposta na simplicidade e responsividade. É possível golpear normalmente, esquivar e bloquear. Ao bloquear um ataque no momento correto, um poderoso contra golpe é solto, causando um dano massivo nos inimigos. Ao explorar o mapa, é possível encontrar habilidades de ataque que servem como um pulo duplo e uma deslizada no ar, permitindo que o jogador acesse áreas antes impossíveis.

Peculiarmente, o jogo é muito convidativo e não exige muito do jogador (com exceção de duas partes). Você não vai ter problema para encontrar os itens e progredir na história. A grande facilidade do jogo pode desagradar alguns fãs do gênero que preferem algo mais hardcore, no entanto, tudo foi muito bem dosado. Minoria é um jogo que diverte e faz refletir, ao mesmo tempo que ajuda a relaxar.

A ambientação e lore do jogo foi feita com carinho e deixa os jogadores com vontade de saber mais sobre o mundo no qual estamos visitando. Isso é reforçado pela curta duração do jogo, levei cerca de 6h para fazer o famoso 100% do jogo, obtendo assim o troféu de platina.

A progressão de Semilla reforça a simplicidade do jogo. Ao matar inimigos, você ganha experiência, fazendo com que a personagem mude de nível. A medida que você ganha níveis, seus atributos aumentam de leve. Não é necessário se preocupar com builds ou alocação de pontos. Novamente, Minoria aposta bastante na simplicidade, dando um foco enorme na jogabilidade e narrativa.

Conclusão

Minoria representa o próximo passo do estúdio Bombservice em relação ao futuro. Com uma lore fenomenal, a franquia tem tudo pra se tornar uma das maiores e mais conhecidas do gênero. Fico na torcida para que o próximo jogo tenha ainda mais profundidade e se arrisque mais em relação a progressão, tem tudo para dar certo!

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.