Review | Milanoir

Milanoir é um jogo indie de ação com temática da máfia. O jogo, desenvolvido pela Italo Games, foi lançado no dia 31 de Maio para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

O Enredo

Milanoir é baseado em filmes como Milano Calibre 9 e Por Ordem da Cosa Nostra. Com essas referências, se torna óbvio que a principal temática do filme é a máfia italiana. O jogo é protagonizado por Piero, um ex-detento que acabou de sair da prisão. A principal premissa do jogo é encontrar o homem responsável por incriminar Piero e matá-lo.

Por conta de sua temática, Milanoir não economiza na violência e nas referências a máfia. Durante os primeiros 30 minutos de jogo, assassinamos um homem no banheiro, esfaqueamos um homem para conseguir informações e perseguimos uma mulher nua. Apesar de contar com um visual pixelizado, inferindo uma certa “infantilidade” ao jogo, não há dúvidas de que o estúdio criou o game pensando no público adulto e nos fãs dos filmes sobre a máfia dos anos 70.

A cidade de Milão, mesmo em pixel, é retratada com vida e com o máximo de fidelidade possível, aumentando a imersão dos jogadores no universo do game.

O Poderoso Piero

Em Milanoir é possível se esconder atrás de caixas para surpreender os inimigos e sufocá-los. Nos trechos que não são focados no Stealth, os jogadores são livres para mandar bala em praticamente qualquer coisa que se mova.

Apesar do ritmo extremamente acelerado, a partir do meio da trama, a sensação de repetição é inevitável. A jogabilidade é simples até demais, diminuindo a atratividade do game. Outra questão que não ajuda a diminuir a repetitividade é a má distribuição dos níveis. Alguns trechos são longos demais, fazendo com que o jogador perca a atenção.

Apesar dos pequenos deslizes, o estúdio fez um trabalho competente no que diz respeito a troca de tiros. Os comandos são intuitivos e a curva de aprendizada foi bem pensada. Os níveis iniciais não devem representar dificuldade para nenhum jogador, no entanto, a medida que a história vai encontrando seu desfecho, o “bicho pega”. Os players vão precisar ser ágeis no gatilho e no uso de cobertura se pretenderem completarem o jogo.

Outro recurso extremamente interessante no jogo é o rolamento. Fica a dica para usar o recurso sempre que possível, afinal, muitas vezes ele significará a sobrevivência em conflitos perigosos.

Trilha Sonora de Ponta

Além do visual de pixels minimalista, outro ponto forte de Milanoir é a trilha sonora que basicamente transporta os jogadores para o final da década de 70.

Com um ritmo envolvente que combina perfeitamente com a atmosfera do jogo, as músicas do game permanecem na mente do jogador mesmo após o final da sessão. Mais um ponto positivo para o estúdio Italo Games.

Pequenos Deslizes

Como nem tudo são flores, Milanoir apresenta defeitos irritantes. O mais agravante é a jogabilidade durante os trechos que envolve veículos. Os jogadores precisam mirar, atirar e estar atento a pista para não causar uma colisão entre veículos. Essas cenas poderiam ser trabalhadas de forma diferente, diminuindo a frustração dos jogadores.

Outro detalhe irritante é que as vezes o cursor da mira simplesmente não trava nos inimigos, muitas vezes causando a morte do protagonista. Essa aleatoriedade muitas vezes acaba arruinando a experiência, fazendo com que o jogador coloque o game de lado.

Conclusão

Milanoir é um indie que acaba servindo como um grande tributo aos filmes italianos do final da década de 70. Com um roteiro impecável e uma ambientação precisa, os pequenos deslizes do jogo não diminuem o brilho do projeto. Milanoir deve cair nas graças de todo e qualquer fã do tema máfia, entregando horas de muita violência, ação e xingamentos. O jogo pode ser comprado na Playstation Store (U$12,99), Xbox Live (R$25,00), Steam (R$26,89) e Nintendo Shop (U$12,99).

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

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