Review | Marvel’s Spider-Man (Sem spoilers)
Homem-Aranha não é um estranho aos vídeo-games. Com diversos jogos, o herói já teve muitos altos e baixos em sua trajetória na indústria. Contudo, mesmo com seus percalços, o Amigão da vizinhança nunca deixou de ser objeto de desejo para os gamers.
Agora, depois de um longo hiato, o personagem retorna em Marvel’s Spider-Man, game robusto desenvolvido pela Insomniac Games exclusivamente para o Playstation 4, para reafirmar todo o potencial que o personagem tem.
Com grandes poderes
Marvel’s Spider-Man traz uma versão própria do Homem-Aranha usando de elementos de diversas fases do herói, seja nos filmes ou nos quadrinhos.
Dispensando uma história de origem e trazendo um Peter Parker mais experiente, tendo 8 anos em atividade como o Teioso, o enredo mostra que o personagem já passou por muita coisa até chegar naquele ponto, o que torna a história mais densa e envolvente. Em meio a isso, somos apresentados a um universo vivo e pulsante.
Ambientação
Não é novidade que a ilha de Manhattan exerce um tremendo fascínio nos fãs de cultura pop. Cenário para diversas obras icônicas, a cidade transpira cinema, especialmente quando o assunto é Marvel. Por conta disso, as expectativas para a ambientação do game eram altíssimas e é seguro dizer que estas foram atendidas com louvor.
Além de uma caracterização impecável, reproduzindo diversos pontos famosos da cidade, trazendo vida à “Cidade que nunca dorme”, o game vai além e insere diversas “novidades” na ilha. Contando com diversos easter-eggs do Universo Marvel, Spider-Man transforma Nova York em um parque de diversões, com passeios turísticos e caças ao tesouro.
Apesar do mapa não ser tão extenso, o que faz sentido dada a limitação da ilha de Manhattan, o cenário do game é extremamente denso, contando com detalhes em cada esquina, tal qual a “Grande Maça”.
Combate
Como era de se esperar, o combate está extremamente fluido e competente no game. Utilizando uma mecânica semelhante a apresentada na série Arkham, o game consegue trazer combos complexos utilizando poucos botões e se aproveitando mais dos reflexos e da sagacidade do jogador.
É interessante notar como o estilo de luta do herói evolui ao longo da progressão no jogo. Com a aquisição de novas habilidades, os combos vão ficando cada vez mais incrementados e novo detalhes vão sendo adicionados às sequências executadas pelo Homem-Aranha.
Web Slinging
Em todo jogo do Homem-Aranha, uma das coisas mais esperadas é a possibilidade de se viajar pela cidade usando os lançadores de teias. A esperança é que o jogo sempre traga uma experiência prazerosa e que não quebre a verossimilhança com teias presas ao céu.
Neste quesito, o game acerta em cheio. “Voar” por Nova Iorque é extremamente prazeroso e deve tomar horas de todos que se aventurarem no game. Apesar de existir uma opção de Viagem Rápida para diversas localidades, dificilmente o jogador se verá optando por este método mais fácil.
As movimentações do herói estão mais críveis e dinâmicas do que nunca. Ao longo da progressão no game, é possível fazer manobras e descobrir lugares escondidos na Ilha de Manhattan.
Digno de filme
Não é segredo que o game foi desenvolvido com um foco muito maior na campanha principal. Apesar de não ser tão longa, o game traz uma história extremamente bem feita e que honra o histórico do personagem nos quadrinhos. Usando de elementos conhecidos e inserindo um toque próprio, Marvel’s Spider-Man conta uma nova história respeitando o que tornou o Homem-Aranha um dos heróis mais queridos de todos os tempos.
Sendo linear, o game apresenta uma história envolvente, recheada de referências ao “Aranhaverso” e ao Universo Marvel e muito divertida. Há uma dinâmica interessante na troca de personagens que atende à narrativa e ajuda a trazer uma variedade ao jogo. Além de jogar com Peter Parker (não só com o Aranha), encarnamos alguns outros personagens que trarão um frescor à campanha.
Além da campanha
Seguir a história proposta no game não é a única opção dada ao jogador. Existem diversas missões extras e itens coletáveis espalhados pelo cenário do game. Contudo, após algumas side-quests feitas, é possível notar como elas se repetem e deixam de ser interessante com o tempo.
Por outro lado, os coletáveis continuam sendo divertidíssimos de se buscar. Apesar da quantidade ser grande, sempre acabamos dando uma desviada para pegar alguns tesouros perdidos pelo caminho.
Look do dia
Com diversos uniformes sendo disponibilizados ao longo da campanha, estes não se limitam a ser apenas uma skin para o personagem, mas itens totalmente diferenciados que mudam a dinâmica como se joga. Fazendo referência a diversos momentos da história do herói, cada roupa possui uma característica única e habilidades próprias.
A forma como se consegue os diferentes uniformes também é amigável e pouco burocrática. Exigindo alguns “pontos” adquiridos por side-quests, a maioria dos uniformes vão sendo liberados à medida que o jogador progride na campanha principal.
Conclusão
Marvel’s Spider-Man é o jogo do Homem-Aranha que todos sonhávamos. Ainda não é perfeito, mas traz a melhor mecânica de movimentação do herói até aqui atrelada a um roteiro bem escrito e com gráficos impressionantes.
Representando um retorno da Marvel aos games, os fãs de quadrinhos se verão constantemente agraciados com referências, seja no enredo ou com locações no mapa do game, trazendo a lembrança de que este universo é ainda maior e que a franquia tem ainda muito mais potencial
Marvel’s Spider-Man foi lançado no dia 07 de setembro para Playstation 4.
Esta review foi feita com uma cópia do game para Playstation 4 cedida pela Sony.