Review | LEGO Star Wars: The Skywalker Saga

Uma das franquias mais amadas de toda a história do entretenimento, Star Wars segue desde o final da década de 70 encantando crianças de todas as idades e conectando gerações com as histórias que aconteceram há muito, em uma galáxia muito distante.

Com as novidades que a franquia, nas mãos da Disney, tem recebido e com o retorno de sua relevância, nada faz mais sentido do que trazer de volta um crossover que no mundo dos games entreteve muitas pessoas por milhares de horas, a franquia LEGO Star Wars.

Agora, englobando toda a saga Skywalker, entre os episódios I e IX, além de contemplar diversos momentos e side quests inspiradas em outras obras paralelas, o game chega trazendo uma das experiências mais imersivas que a franquia já teve.

Feito de Fã para F˜a

A primeira coisa que se consegue notar ao jogar LEGO Star Wars: The Skywalker Saga é o carinho com que os desenvolvedores trataram a franquia. O cuidado com os detalhes, com as referências em múltiplas camadas (tem para todos os níveis de fã), com a reprodução dos diálogos e com a diversidade que o jogo trata a jogabilidade de cada personagem exalta como tudo foi feito com muito cuidado e pensando no que é de fato o universo de Star Wars.

Os cenários tem uma mistura de elementos naturais com construções reais de peças de LEGO, é possível notar no chão, nas paredes, nos móveis, que tudo foi minimamente pensado em “como isso seria feito em peças de LEGO?” e posto em prática criando uma imersão ainda maior.

Lego Star Wars The Skywalker Saga review: Uma nova esperança

Muito al´ém das pecinhas

Vale ressaltar também, para aqueles possam criar um afastamento do game por conta da junção com a marca de brinquedos que a despeito da temática LEGO, o game é um jogo de Star Wars até a alma. Em momentos, é possível até mesmo esquecer-se que se trata de um jogo com blocos de montar, tamanha a caracterização e imersão que o game traz.

A jogabilidade foi muito refinada e está mais elaborada que qualquer game da franquia LEGO. É possível encarnar um third person shooter quando se está com um personagem especialista de armas ou um hack n’ slash com alguém que lida melhor com sabres ou lâminas. Dinamismo é algo que não faltou neste game.

Saga Skywalker Star Wars™ | LEGO.com BR

Red 5 standing by

Não sendo nenhuma surpresa, LEGO Star Wars: Skywalker Saga também trouxe uma nova mecânica nas naves. É possível explorar o espaço, viajar entre planetas e engajar em batalhas com as mais icônicas naves da franquia e tudo com muito refinamento.

Pilotar uma X-Wing ou a Millenium Falcon enquanto destrói Tie Fighter é um deleite que não fica devendo para nenhum outro jogo da franquia. Além disso, há diversos colecionáveis e side-missions que podem ser feitos pilotando uma nave que só enriquecem essa experiência.

Mumble Mode

Uma menção honrosa, especialmente para os mais nostálgicos dos jogos LEGO é que além das diversas opções do game, seja de filtro de imagem ou de jogabilidade, é possível ativar o Mumble Mode, modo que remove os diálogos da narrativa e permitem que os personagens apenas emitam sons com a boca sem exprimir palavras, algo que já foi bem característico dos jogos LEGO anteriores.

Além da saga Skywalker

wizard. — DIN DJARIN x the krayt dragon fight CHAPTER 9:...

Apesar do nome, o game consegue ir muito além dos eventos dos episódios I a IX de Star Wars. Inclusive, é quando termina-se a campanha destes episódios que “a diversão começa”, como bem disse Anakin Skywalker em A Vingança dos Sith.

Com um volume assustador de personagens e uma imensidão de side-missions, é possível explorar todo universo de Star Wars no papel de seus personagens favoritos fazendo as mais diversas missões que não estão necessariamente relacionadas à saga principal e podem contar com um toque de imaginação do jogador.

Uma digna de se mencionar é a possibilidade de caçar um Krayt Dragon nos desertos de Tatooine. Não pensei duas vezes em usar o Mandaloriano Dji Djarin, acompanhado do Baby Yoda (parte da DLC de personagens extras) para encarar essa missão, assim como ocorreu nos eventos de The Mandalorian.

Conclusão

Mais do que um jogo que abrange toda a saga Skywalker, LEGO Star Wars: The Skywalker Saga é o maior sandbox já feito de uma das franquias mais amadas da história. A possibilidade de poder se aventurar ou simplesmente passear por lugares como Coruscant, Tatooine, Endor, Hoth, Jakku, Ach-to e tantos outros é extremamente gratificante!

Feito para agradar fãs inveterados da franquia e dos games LEGO, o jogo conta com com diversos segredos para descobrir, áreas para explorar e personagens para encontrar. LEGO Star Wars: The Skywalker Saga é uma das forma mais envolventes de se perder por horas e horas na amada galáxia muito distante.

Sem dúvidas, um dos melhores jogos inspirados na franquia já feitos!

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S|X, Nintendo Switch e PC.

Esta review foi realizada com uma cópia do game cedida pela assessoria da Warner.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...