Review | Horizon Chase Turbo
O gênero de jogos de corrida evoluiu muito desde o seu início. Onde antes existiam jogos simples e unidimensionais, hoje temos simuladores robustos e realistas, que levam em conta diversos fatores que nem sempre são compreendidos pelo jogador. Com esta evolução, muitos jogos passaram a assumir o perfil de simuladores, exigindo que o público busque um conhecimento mais técnico em relação ao jogo e deixando, para muitos, o fator diversão um pouco de lado.
Ao longo dessa jornada, houve um período onde os jogos gênero conseguiam entregar uma experiência empolgante e divertida, sem a necessidade de se entender os impactos das leis da física sobre o carro controlado. E foi pensando neste período que a Aquiris, estúdio brasileiro, desenvolveu Horizon Chase Turbo, game de corrida cujo objetivo é trazer de volta um estilo perdido em meio às evoluções da indústria.
Diversão na simplicidade
Na tentativa de resgatar o estilo dos antigos jogos de corrida, como o célebre Top Gear, Horizon Chase entrega uma experiência simples, porém extremamente divertida. Durante as corridas, a preocupação é apenas manter-se na pista, não bater e ultrapassar seus adversários, e é nesta simplicidade onde reside o verdadeiro charme do game.
Com corridas rápidas, o game mantém o jogador fisgado nos campeonatos que vão se sucedendo. A simplicidade e objetividade do jogo tornam-o quase terapêutico, permitindo que o jogador desligue a mente e se preocupe apenas com a próxima curva.
No entanto, sua simplicidade não significa que não exista desafio. Horizon Chase consegue se mostrar desafiador em diversos momentos. Inicialmente o game passa a sensação de que o carro está correndo sobre trilhos. No entanto, à medida que as corridas vão tornando-se mais complexas a sensação vai dando lugar ao real desafio de chegar ao primeiro lugar sem sair da pista.
Nostalgia visual
Com a sua proposta, o game traz um pacote extremamente nostálgico. Os gráficos possuem uma estética própria que, apesar de não ser em 16bits, consegue emular o gênero que se fez nesta época.
As pistas possuem cenários variados e bem bonitos, mesclando a estética 3D com traços de retrô, além de apresentarem diversidade com cenários na cidade, no campo e no deserto.
Trilha Sonora
Outro ponto extremamente no game é a sua trilha sonora. Inspirando-se, mais uma vez, em Top Gear, Horizon Chase entrega uma trilha sonora nova mas com um ar de familiaridade que torna a atmosfera do game ainda mais interessante.
Conclusão
Para quem viveu a era 16bits, Horizon Chase Turbo traz uma experiência nostálgica com ar de modernidade, embalada por uma excelente trilha sonora e com uma jogabilidade simples e divertida. Já para os que não conheceram esta fase do gênero de corrida, o game apresentará, de maneira mais palatável, um período onde o compromisso com a diversão era mais importante que a simulação de fatores reais.
Vale ressaltar que trata-se de uma produção nacional que está sendo lançada a um preço bem amigável. A versão física para o Playstation 4 chegou ao mercado com o valor sugerido de R$49.
Horizon Chase Turbo está disponível para PC e PS4.
Esta review foi realizada com uma cópia do game para PS4 cedida pela assessoria da Playstation.