Review | Guacamelee! 2

Guacamelee! 2 é um jogo de ação e plataforma em 2D desenvolvido e publicado pela Drinkbox Studios. O jogo foi lançado no dia 21 de Agosto de 2018 no PC e Playstation 4.

O Enredo

O jogo funciona como uma sequência direta de Guacamelee!. Levando em consideração que provavelmente o jogador não tenha experimentado o primeiro título, o começo da sequência serve como uma recapitulação dos eventos do jogo anterior. Após inserir o jogador no universo da franquia, a sequência ganha tração, se passando 7 anos após o primeiro game. O protagonista, Juan, vive pacificamente e aposentado com sua família.

Durante uma viagem até a cidade para comprar abacates, elemento de extrema importância na culinária mexicana, fendas misteriosas começaram a eclodir no mundo. De repente, Juan é reunido com seu antigo mentor, Uay Chivo, que lhe pede para viajar para uma linha do tempo diferente com o objetivo de salvar o Mexiverso. Felizmente, em nenhum momento o jogo ou a trama se leva a sério, apresentando diálogos hilários e uma das histórias mais absurdas e divertidas dos últimos tempos.

Ao viajar para a linha do tempo sombria, Juan acaba se deparando com Salvador, o luchador corrompido por sua máscara que foi responsável pela derrota de Carlos Calaca (vilão do primeiro jogo derrotado por Juan). Salvador planeja viajar para o Reino dos Deuses e consumir a Guacamole Sagrada, tornando-se o Rei Supremo de todas as dimensões. Graças ao conceito de dimensões, podemos avistar diversas referências a outros jogos como Limbo.

Graças a sua estrutura em 2D, a campanha do jogo é bem linear e basicamente envolve Juan coletando três artefatos mágicos antes do antagonista Salvador. A medida que o jogador progride pela campanha, novas habilidades são conquistadas, permitindo o acesso a áreas que antes estavam bloqueadas. Como já era esperado, a cultura mexicana é uma parte fundamental do jogo e a todo momento os elementos desta cultura são referenciados no game.

O Exército de um Homem Só

Para salvar o Mexiverso, Juan contará com uma série de poderes que já foram vistos no jogo original. O interessante é que além de serem essenciais para o combate, as habilidades são elementos cruciais na navegação dos mapas e consequentemente, na exploração. Por falar em navegação de mapas, as seções de plataforma do jogo são a parte mais difícil do título. Em diversos trechos ao longo da campanha será necessário utilizar as habilidades com um nível de precisão absurdo, caso contrário, será impossível dar prosseguimento a campanha. Felizmente, o game conta com diversos checkpoints que reduzem o nível de frustração após morrer dezenas de vezes graças a espinhos, lava ou buracos.

Os poderes inéditos no jogo estão ligados a nova forma que Juan pode assumir. Por algum motivo louco, os desenvolvedores acharam que seria legal poder se transformar em um frango lutador durante o game, portanto, as novas habilidades são provenientes desta ideia. Alguns trechos dos cenários só podem ser acessados na forma Pollo (galinha), reforçando a importância da transformação de Juan no animal. Próximo ao final do jogo, podíamos quebrar paredes com a cabeça, correr pelas paredes e se transformar em um frango. O ritmo de progressão é bem rápido e a sensação causada é que a todo momento estamos aprendendo coisas novas e que são de fato úteis para a progressão.

Por falar em progressão, a exploração recompensa os jogadores curiosos. Os upgrades de vida e stamina são coletáveis, além das diversas skins de heróis que estão no jogo. Quase todas as melhorias de life e stamina demandam que o jogador complete trechos de plataforma desafiadores, portanto, é bom já ir se preparando pro estresse.

O Mexiverso

Para melhorar suas habilidades, Juan precisa treinar com Mestres de cada golpe. As habilidades podem ser compradas com moedas que são coletadas ao derrotar inimigos e abrir baús. Ao longo da jogatina é possível coletar bem mais moedas do que o necessário. Além dos Mestres, o mundo de Guacamelee! 2 é habitado por personagens das diferentes dimensões presentes no jogo. Caso queira, é possível jogar em co-op local disponível para até quatro jogadores, deixando a experiência ainda mais divertida.

Conclusão

Guacamelee! 2 é a sequência dos sonhos para os fãs da então franquia. Misturando elementos clássicos do gênero Metroidvania com o frescor de mecânicas novas e mais dinâmicas, o game cumpre muitíssimo bem o papel de entreter e marcar os jogadores, entregando uma experiência mais robusta recheada de momentos hilários e de muita pancadaria!

 

 

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *