Review | Grand Theft Auto: The Trilogy – Definitive Edition

Se existe uma franquia que pode se vangloriar por moldar todo um gênero com propriedade, esta franquia é Grand Theft Auto. O que anteriormente era apenas um jogo top-down com uma temática polêmica, acabou por tornar-se uma franquia revolucionária que elevou a barra de todo e qualquer jogo mundo aberto que viesse posteriormente.

הסודות של GTA נחשפים: כל מה שלא ידעתם על Grand Theft Auto » GamePro | חדשות  משחקים

O maior marco para a franquia foi Grand Theft Auto III, que trouxe a desejada perspectiva de terceira pessoa em uma Liberty City inteiramente 3D. Foi uma sensação de liberdade (sem trocadilhos) que só quem experimentou na época sabe do que se trata.

E não parou por aí. A franquia continuou elevando a barra na indústria em diversos outros campos, inclusive narrativa. Suas sequências, Vice City e San Andreas, trouxeram enredos riquíssimos e uma campanha complexa e envolvente que até hoje tem o coração dos fãs.

Agora, para celebrar os 20 anos de GTA III, a trilogia do PS2 foi relançada em um pacote remasterizado com algumas novidades que visam atualizar os gráficos e a jogabilidade para que a história atemporal seja vivida mais uma vez.

Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition chega em 11 de  novembro - Rockstar Games

Aw shit, here we go again!

De cara, um pacote com a trilogia GTA para o PS2 já soa como um sonho. Horas e mais horas de nostalgia, boa história e diversão. E realmente é o que este pacote oferece. Com gráficos refinados e texturas aprimoradas, os games estão belíssimos e não se deixe enganar pela nostalgia pensando que “sempre foi assim”, há uma evolução nos visuais.

Algumas decisões artísticas tiveram de ser feitas neste trabalho e, por mais polêmicas que sejam, funcionou bem ao seu propósito. GTA Vice City, que assumiu um estilo um pouco mais cartunesco entrega uma ótima experiência visual e com uma identidade própria.

Há que se lembrar que trata-se de um remaster e não um remake, portanto existem limitações no que se pode fazer em relação ao material original.

Imagens de GTA The Trilogy são divulgadas pela Rockstar

 This is the last dance for Lance Vance!

Além dos gráficos, a trilogia remasterizada tentou trazer algumas facilidades para tentar adequar a jogabilidade ao formato atual, tomando como exemplo o esquema de GTA V. Em alguns aspectos, a empreitada foi bem sucedida e em outros cabia um pouquinho mais de esforço.

Agora os jogos contam com uma roda para seleção de armas e rádios ao dirigir, o que tornou a seleção muito mais prática, um esquema de mira automática também foi implementado, a fim de facilitar os momentos de conflito e o jogo salva automaticamente em alguns (poucos) momentos-chave das missões.

Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition chega em 11 de  novembro - Rockstar Games

Nem tudo são flores

Contudo, algumas questões acompanham esta versão remasterizada. Alguns problemas de performance tem ocorrido, o que em se tratando de jogos do início dos anos 2000 rodando em consoles mais robustos é um pouco preocupante. Alguns aspectos do gráfico também incomodam, como a chuva que muitas vezes acaba por atrapalhar muito a jogabilidade.

Outra questão são os checkpoints que ainda são raros e muitas vezes é necessário refazer muito as missões mais de uma vez no caso de uma derrota.

Conclusão

Grand Theft Auto: The Trilogy – Definitive Edition é atualmente a melhor maneira de se experimentar essa trilogia que definiu um gênero nos consoles. Com texturas renovadas, jogabilidade recauchutada, os games trazem um pouco do gosto que foi jogar na época e descobrir a possibilidade de habitar um mundo do outro lado da tela.

Seja você um veterano nas ruas de Liberty City, Vice City e San Andreas ou alguém querendo descobrir mais sobre a história dos games, este pacote, a um preço justo, vale a sua visita!

Esta review foi realizada com uma cópia do game para PS4 cedida pela Rockstar Games.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.